Topo

Botafogo evita fiasco, vence Sobradinho e avança na Copa do Brasil

Rafael Marques marcou o primeiro gol do Botafogo e ajudou com a classificação - Vipcomm
Rafael Marques marcou o primeiro gol do Botafogo e ajudou com a classificação Imagem: Vipcomm

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/04/2013 21h27

O Botafogo venceu o Sobradinho por 2 a 0 nesta quarta-feira, evitou um fiasco e avançou na Copa do Brasil. O primeiro gol foi marcado por Rafael Marques ainda na etapa inicial. Porém, o jogo foi marcado pelo sofrimento, já que o time candango pressionou o Alvinegro durante todo o segundo tempo. Somente aos 28min, Fellype Gabriel marcou o segundo e aliviou a torcida em Volta Redonda. O primeiro confronto, em Brasília, terminou 0 a 0.

Pressionado pela necessidade de uma vitória, o Botafogo iniciou o jogo com os nervos à flor da pele. Tanto que o Sobradinho começou o confronto fazendo pressão e só não abriu o placar porque Renan, substituindo Jefferson na seleção brasileira, fez grande defesa. Depois do susto, os donos da casa cresceram de produção e passou a acumular oportunidades de gol. A mais clara ocorreu com Lucas, que acertou o travessão de Donizeti.

Vitinho, que substitui o lesionado Lodeiro, iniciou o jogo sem muito destaque. Ao contrário de Fellype Gabriel, que buscava as jogadas a todo instante e funcionava como uma espécie de motor do Botafogo. O primeiro gol só saiu quando Seedorf apareceu. Aos 34min, o camisa 10 tabelou com Vitinho, foi até a linha de fundo e cruzou na cabeça de Rafael Marques: 1 a 0.

O resultado classificava o Botafogo, que passou a ser incomodado pelo Sobradinho na sequência. O time candango precisava do empate para reverter a situação  e usava a bola parada como trunfo. A zaga alvinegra, no entanto, se mostrava bem postada e aliviou o perigo.

Na volta do intervalo, o Botafogo diminuiu o ritmo da etapa inicial e passou a ser pressionado pelo Sobradinho, em Volta Redonda. Foram pelo menos quatro oportunidades de perigo em que a bola ficou perambulando a área alvinegra antes de ser afastada pela zaga. O time de General Severiano só acordou a partir dos 18min, quando Seedorf carimbou o travessão.

Aos 23min, Allyson agrediu um companheiro e foi expulso. Cinco minutos depois, o Alvinegro fez seu segundo gol na partida e aliviou os torcedores. O tento desestabilizou o Sobradinho que passou a jogar com apenas 8 jogadores na linha. Isso porque aos 31min Ramon deu dura entrada em Vitinho e também recebeu o cartão vermelho.

Com a situação definida, o técnico Oswaldo de Oliveira passou a poupar seus principais jogadores para a semifinal da Taça Rio contra o Resende neste sábado. Saíram Fellype Gabriel e Seedorf para as entradas de Gegê e Henrique, respectivamente. Alívio para o Botafogo, que enfrentará o vencedor de Fast x CRB na próxima fase.