Topo

Atlético-PR segura empate sem gols com Inter e vai à semifinal pela 1ª vez

Do UOL, em Porto Alegre

23/10/2013 23h43

O Atlético-PR conseguiu uma classificação histórica nesta quarta-feira, na Vila Capanema. Mesmo com seis desfalques, o time de Vagner Mancini segurou o Internacional, empatou sem gols e avançou à semifinal da Copa do Brasil - pela primeira vez -, no saldo de gols.

A vaga inédita veio pelo placar agregado. No jogo de ida, em Novo Hamburgo, Inter e Atlético-PR ficaram no 1 a 1. E nesta quarta-feira não saíram do 0 a 0 em uma partida com muitas faltas e raras chances para marcar.

O Internacional chegou a perder um gol dentro da pequena área, com Rafael Moura. E no final empilhou atacantes. Mas o time paranaense sustentou o resultado e agora enfrenta Grêmio ou Corinthians na semifinal.

A partida demorou para ter lances de perigo. Nos 10 minutos iniciais, o confronto foi marcado por faltas e zelo defensivo extremo de parte a parte. A primeira boa chance foi do Atlético-PR. Everton pegou de primeira e por muito pouco não acertou o ângulo de Muriel, após passe de Paulo Baier.

Empurrado pela torcida, o time da casa teve maior domínio no primeiro tempo, mas ainda assim ficou longe de merecer a vantagem no placar. Forçou as jogadas pelos flancos e tentou muito pelo alto. Juan e Jackson suportaram a pressão.

Esperando o contra-ataque, o Inter não marcou em cima. E só teve uma boa oportunidade para marcar. Foi com Otávio. O meia recebeu de Damião e chutou quase de dentro da pequena área, mas Weverton espalmou.

No segundo tempo, Clemer mudou e botou Forlán na vaga de Otávio. A troca não alterou o panorama e o Inter começou sendo pressionado. Paulo Baier, centralizador de todas as jogadas ofensivas do Atlético-PR, tentou gol olímpico. Mas Muriel pegou.

Leandro Damião, de noite discreta e muitos erros, deu lugar para Rafael Moura logo aos 12 minutos. E o centroavante teve a melhor chance do jogo. Após falha da zaga, He-Man ficou cara a cara com o goleiro, já caído, na pequena área e chutou por cima do gol.

Pouco depois, Ederson disparou pelo meio, limpou um marcador e chutou. A bola sumiu demais. E foi o estopim para o Inter se atirar mais ainda ao ataque. Kleber saiu para a entrada de Scocco e o Colorado passou a jogar no 4-3-3, com Jorge Henrique na lateral esquerda.

Apesar da pressão, o Colorado não conseguiu mais criar nada. O Atlético-PR trocou para manter a velocidade na frente. Paulo Baier bateu boca com Willians. E depois o zagueiro Luiz Alberto também discutiu com o volante do time gaúcho. Mas nada de gol. E a vaga ficou com o Furacão.

ATLÉTICO-PR 0 X 0 INTERNACIONAL

Data: 23/10/2013 (quarta-feira)
Local: Estádio Durival Britto e Silva [Vila Capanema], Curitiba (PR)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (Fifa-RJ) e Rodrigo Henrique Correa (Fifa-RJ)
Cartões amarelos: Weverton e Zezinho (CAP); D'Alessandro, Jorge Henrique e Jackson (INT)

ATLÉTICO-PR
Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Juninho (Renato); Deivid, Zezinho, Everton e Paulo Baier; Dellatorre (Douglas Coutinho) e Ederson (Ciro)
Técnico: Vagner Mancini

INTERNACIONAL
Muriel; Gabriel, Juan, Jackson e Kleber (Scocco); João Afonso, Willians, Otávio (Diego Forlán), D'Alessandro e Jorge Henrique; Leandro Damião (Rafael Moura).
Técnico: Clemer