Topo

Corinthians apaga no 1º tempo, perde de 1 a 0, mas avança na Copa do Brasil

Do UOL, em São Paulo

06/08/2014 23h53

O Corinthians não chegou a correr riscos, mas a vaga nas oitavas da Copa do Brasil certamente não convenceu o torcedor alvinegro. Na Arena Fonte Nova, em Salvador, o time de Mano Menezes sofreu um “apagão” no primeiro tempo, perdeu por 1 a 0 e avançou escorado na larga vantagem construída no jogo de ida.

O 3 a 0 no Itaquerão, há duas semanas, foi o fiel da balança de um jogo sem grande qualidade técnica. Mano Menezes, que reclamou da avaliação da imprensa após o empate sem gols contra o Coritiba no domingo passado, certamente terá motivo para novas queixas nos próximos dias.

O adversário do Corinthians na próxima fase da Copa do Brasil será decidido por sorteio. Além dos dez classificados na fase atual, se juntarão ao torneio os seis brasileiros que disputaram a Copa Libertadores no primeiro semestre.

Fases do jogo
O Corinthians prometeu empenho total, mas mostrou algo muito distante disso. O primeiro tempo do jogo foi uma epidemia de passes errados por parte do time alvinegro. A zaga não conseguia sair jogando e o Bahia, mesmo sem técnica, levava perigo.

Guilherme Andrade, que entrou no jogo na vaga do lesionado Fagner, abriu o placar com uma trapalhada histórica. Depois de um cruzamento da direita, sozinho, ele completou para o gol, marcando contra.

O 1 a 0 deu esperanças ao Bahia, mas quando Mano consertou o erro da escalação as coisas se equilibraram. Mais lúcido dos paulistas, Renato Augusto foi para o meio-campo na etapa final e contou com Romero no ataque para recolocar o Corinthians no jogo. O time não marcou, mas garantiu a vaga nas oitavas da Copa do Brasil.

O melhor: Maxi Biancucchi. Gordinho, em crise com a torcida e um pouco atrapalhado. O primo de Messi é e foi tudo isso nesta quarta, mas seu esforço foi decisivo. Deu trabalho aos atrapalhados defensores corintianos e participou dos principais ataques do Bahia.

O pior: Guilherme Andrade. Substituto de Fagner, que saiu no primeiro tempo com uma lesão no adutor da coxa direita, foi pior do que o gol contra faz parecer. Sem ritmo de jogo, o volante improvisado na lateral errou na saída de bola, não apareceu com destaque no ataque, sofreu na marcação e, é claro, definiu o jogo em uma pixotada.

Chave do jogo: O meio-campo do Corinthians. Por opção de Mano, Elias começou no banco de reservas, poupado. Sem seu principal homem de ligação, a equipe alvinegra teve muita dificuldade para sair jogando, apelou várias vezes para o chutão e dependeu de iniciativas isoladas de Renato Augusto e Romero, dando campo para o Bahia jogar.

Toque dos técnicos: Mano errou na escalação para acertar na substituição, como diriam os críticos de outrora. Quando colocou Romero e tirou Danilo, que cansou de errar passes enquanto esteve em campo, o Corinthians ganhou uma opção ágil no ataque e equilibrou a partida, sem pôr a vaga em risco.

Para lembrar:
Defesa vazada: O Corinthians não sofria gols há 392 minutos. O último time a marcar em Cássio havia sido o Inter, no Itaquerão, em 17 de julho. Maior trunfo dessa nova fase corintiana, aliás, a defesa alvinegra teve uma noite para esquecer em Salvador.

Família de olho: Baianos de nascimento, Cleber e Petros devem ter saído de campo com um amargor especial. As famílias dos dois foram à Arena Fonte Nova para ver a partida, mas devem ter deixado o estádio decepcionadas com a atuação do Corinthians.

Sinal de alerta: Depois de uma semana tranquila com a vitória sobre o Palmeiras, o Corinthians volta a conviver com críticas pelo empate contra o Coritiba e a derrota diante do Bahia. No próximo domingo, o clássico na Vila Belmiro contra o Santos pode atrapalhar as pretensões do time de Mano Menezes no Campeonato Brasileiro. 

Elias: O volante entrou a dez minutos do fim, depois de ter sido poupado. Em pouco tempo, roubou uma bola e deu um gol de presente para Romero e chutou com perigo da entrada da área. Prova da importância que o camisa 7 já tem para o time. 

FICHA TÉCNICA
Data:
06/08/2014
Horário: 22h
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (22h)
Árbitro: Charles Hebert Cavalcante Ferreira-AL
Assistentes: Pedro J Santos de Araújo e Adeilton Guimarães da Hora (ambos de AL)
Gol: Guilherme Andrade (contra), aos 32 min do 1º tempo
Cartões: Lucas Fonseca (Bahia) e Guilherme Andrade (Corinthians)

BAHIA:
Marcelo Lomba; Railan, Demerson, Lucas Fonseca e Guilherme Santos; Feijão (Bruno Paulista), Rafael Miranda, Léo Gago e Emanuel (Branquinho); Maxi e Jeam (Wiliam Barbio)
Técnico: Charles Fabian

CORINTHIANS:
Cássio, Fagner (Guilherme Andrade), Cleber, Gil e Fábio Santos; Ralf, Petros, Bruno Henrique e Danilo (Romero); Renato Augusto e Luciano (Elias)
Técnico: Mano Menezes