Topo

Juiz cita Felipão e ameaças na súmula, mas não relata racismo contra Aranha

Do UOL, em São Paulo

28/08/2014 23h49

O árbitro Wilton Pereira Sampaio não relatou o episódio de racismo sofrido pelo goleiro Aranha, na partida desta quinta-feira entre Grêmio e Santos, na Arena Grêmio, pela Copa do Brasil, na súmula da partida. O documento eletrônico emitido pela CBF minutos após a partida mostra que Sampaio relatou as palavras ditas pelo técnico Luiz Felipe Scolari, expulso no intervalo, e até um rolo de papel higiênico atirado ao gramado. Mas nada sobre as ofensas ao goleiro santista.

“Ao término do primeiro tempo de jogo, na saída de campo, percebemos que um segurança da equipe do Grêmio adentrou no campo de jogo informando ao atleta Sr. Marcelo Grohe sobre decisões técnicas da arbitragem vistas pela televisão no vestiário. Assim que a equipe de arbitragem adentrou na zona mista, o técnico da equipe do Grêmio, Sr. Luiz Felipe Scolari, estava aguardando e proferiu reclamações com as seguintes palavras dirigidas ao arbitro: "Tu vai ver na TV", "Tu errou". Nos acompanhou pelo corredor até o vestiário da sua equipe repetindo as palavras acima citadas. Informamos que o mesmo foi expulso e não retornou para o segundo tempo da partida. Na porta do vestiário da equipe do Grêmio, tanto no término do primeiro tempo quanto no final da partida, diretores que ali se encontravam proferiram as seguintes palavras: "Tu não apita mais aqui", "Tu não apita mais jogo do Grêmio", "Tu é mal intencionado" "Tu nos roubou". Informamos que para a equipe de arbitragem ter acesso ao seu vestiário tem que obrigatoriamente passar na porta do vestiário da equipe do Grêmio, onde no corredor permanecem vários dirigentes e funcionários proferindo palavras e xingamentos”, relatou o árbitro.

Durante a partida, no entanto, Aranha chamou a atenção de Wilton Pereira de Sampaio para as ofensas. O árbitro, no entanto, não tomou nenhuma medida contra os atos. Aranha foi chamado de "macaco" por parte dos torcedores presentes no estádio. No trecho final, o relato aponta apenas para o rolo de papel higiênico atirado por gremistas. 

"Informo que aos 2 (dois) minutos de acréscimos do segundo tempo da partida, foi arremessado um rolo de papel higiênico ao lado direito da meta defendida pelo goleiro da equipe do santos, advindo o objeto do local onde se encontrava a torcida do Grêmio", escreveu Sampaio.