Topo

Audax supera chuva de granizo, elimina o Cruzeiro e pega o Taboão da Serra

Do UOL, em Belo Horizonte

14/01/2014 18h11

No confronto entre dois times que tiveram 100% de aproveitamento na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Audax levou a melhor sobre o Cruzeiro, ao vencer por 2 a 1, na tarde desta terça-feira, no Estádio Joaquinzão, em Taubaté. A partida foi paralisada duas vezes, no segundo tempo, por causa de chuvas de granizo, totalizando 15 minutos de interrupção. O próximo adversário do Audaz será o Taboão da Serra, outro time que venceu todos os seus compromissos até o momento e que bateu o São Bernardo, por 3 a 2.

Dessa forma, o time celeste encerrou o sonho de disputar sua quarta final do torneio e tentar conquistar seu segundo título. Campeão da Copinha, em 2007, e mais duas vezes vice-campeão, em 1996 e 2002, a equipe celeste era uma das favoritas desta edição, mas foi surpreendida pelo Audax, que segue vivo na disputa por um título inédito.

O Cruzeiro, que foi campeão do Grupo S, com três vitórias, 12 gols marcados e apenas um sofrido, se manteve em Taubaté. Já o Audax, que também derrotou seus oponentes três vezes, pela Chave T, com sete gols marcados e nenhum sofrido. E as defesas superaram os ataques no jogo válido pela segunda fase da Copinha, nesta terça-feira, e que teve poucas chances de gols dos dois lados. A equipe paulista foi mais eficiente.

Sob calor intenso, o Cruzeiro começou melhor o primeiro tempo, tomando a iniciativa do jogo e criando uma boa oportunidade de gol, logo aos 2 min, quando o volante Eurico acertou bom chute e obrigou o goleiro Jeferson Romário a fazer boa defesa. O Audax demonstrava nervosismo no início da partida. O time paulista errava muitos passes na saída de bola e atraía o adversário para o seu campo. Além disso, quando a bola chegava ao seu setor ofensivo, os atacantes não conseguiam segurar a bola na frente.

“Por ser uma partida importante, de um campeonato importante o nosso time começou muito ansioso. Vamos conversar no vestiário e vamos voltar mais calmos para o segundo tempo, jogar melhor e tentar garantir a nossa classificação”, comentou Patrick Boni, o camisa 11 do Audax. O sol forte obrigou uma parada para os jogadores se refrescarem, aos 20 min, quando os dois treinadores aproveitaram para orientar seus times, tentando melhorar o rendimento. O Cruzeiro seguia superior, mas sem conseguir penetrar na firme defesa do Audax, que passou a primeira fase da Copinha sem sofrer um único gol. Ofensivamente, o time paulista pouco  aparecia.

Aos 29 min, o Cruzeiro teve de fazer uma substituição por contusão. Cleverton, que três minutos antes havia sentido uma dividida e recebido atendimento, não conseguiu se manter em campo. Ele cedeu lugar a Iago. O calor forte comprometia o ritmo da partida, muito lento e com excessivo toque de bola. A equipe mineira, em alguns momentos, conseguia colocar um pouco de velocidade, mas insuficiente para tirar o zero do placar na etapa inicial.

O tempo fechou um pouco na volta dos dois times para o segundo tempo. Ambos retornaram com as mesmas equipes que terminaram a fase inicial. Logo aos 4 min, em rápido contra-ataque, o Audax fez o seu gol, por meio de uma jogada rápida pelo lado esquerdo, com Josemar, que cruzou na medida para Thiago Seiji completar para as redes. Cinco minutos depois do gol do Audax, uma chuva de granizo, obrigou o árbitro Eleandro Pedro da Silva a interromper o jogo.

Muitas pedras, algumas grandes caíram durante muitos minutos. Os jogadores foram para os bancos, que são cobertos, enquanto os torcedores se protegiam como podiam, em um estádio aberto. Além de granizo, o vento forte complicava a situação climática. Após 10 minutos, o jogo foi retomada, mas quatro minutos depois, voltou a chuva de granizo e houve nova interrupção, dessa vez, durando cinco minutos.

Depois que a bola voltou a rolar, ainda com chuva, mas sem granizo, o Audax aumentou sua vantagem, aos 20 min, em novo gol de Thiago Seiji. O Cruzeiro teve, logo em seguida, um gol anulado, sob a marcação de impedimento de Hugo Sanches. Nova pancada de granizo caiu sobre o estádio Joaquinzão, mas dessa vez a arbitragem deu sequência ao jogo. Carioca, aos 48 min ainda fez o gol de honra do Cruzeiro e quebrou a invencibilidade da defesa do Audax, que se classificou, no entanto, com 100%.

Taboão elimina São Bernardo

No Estádio Baetão, em São Bernardo do Campo, o Taboão da Serra venceu o São Bernardo, por 3 a 2, com um gol de pênalti, no final do segundo tempo, marcado por Gustavo. O time visitante ficou em vantagem duas vezes, permitiu o empate, mas aos 47 min, em penalidade máxima definiu a vitória e sua classificação. O primeiro tempo foi dominado pelo Taboão da Serra, que ameaçou o gol adversário desde o início, obrigando o goleiro Dida a trabalhar muito, e fez um bonito gol marcado por Marcelinho, de voleio, aos 41 min do primeiro tempo.

No momento em que o time da casa fez o gol, havia começado uma chuva forte, com direito a raios e trovões. No segundo tempo, aos 22 min, Rafael Pastorelli, em cobrança de falta, empatou a partida. Aos 31 min, o Taboão da Serra voltou a ficar em vantagem no marcador, com gol de Danilo Martins. A alegria durou pouco, pois Romário deixou novamente empatada a partida, aos 34 min. Aos 47 min, Gustavo cobrou pênalti e decidiu a parada.