Topo

Santos goleia em 'reedição' de semi de Mundial e pega Osasco nas oitavas

Diego Cardoso, um dos destaques do Santos, não marcou no triunfo sobre o Kashiwa - Divulgação/Santos FC
Diego Cardoso, um dos destaques do Santos, não marcou no triunfo sobre o Kashiwa Imagem: Divulgação/Santos FC

Do UOL, em São Paulo

14/01/2014 19h56

Não valia vaga para pegar o Barcelona, nem havia Neymar vestindo a camisa 11, mas o Santos fez sua parte na Copa São Paulo e eliminou o Kashiwa Reysol, assim como no Mundial de Clubes de 2011, na noite desta terça-feira, com uma goleada por 4 a 0.

O placar, maior do que o alcançado no Japão há mais de dois anos (3 a 1), garantiu o time paulista nas oitavas de final da competição sub-20, em que enfrentará o Grêmio Osasco - que eliminou a Portuguesa também nesta terça.

O resultado mantém na competição os atuais campeões, ao mesmo tempo que não tira do Kashiwa Reysol a posição de dono da melhor campanha da história de um time estrangeiro na Copinha: foi o único time não-brasileiro a vencer pelo menos duas partidas e também a passar da primeira fase.
 
No duelo realizado na Vila Belmiro - que começou com alguns minutos de atraso devido à uma forte chuva em Santos, que causou um apagão no estádio -, o time da casa se viu surpreendido pelo estilo de jogo dos japoneses, de toque e posse de bola, e se viu envolvido e pressionado em diversos momentos da partida.
 
Porém, o Kashiwa pouco finalizou ao gol de João Paulo. E o Santos pôde se dar ao luxo de ter menos posse de bola porque, logo aos três minutos, abriu o placar com Stéfano Yuri, de cabeça, após escanteio. Ainda na primeira etapa, aumentou o placar com Serginho, camisa 10 do time, de sem pulo, após rebote em novo escanteio.
 
Na segunda etapa, o Santos optou por controlar o jogo e pouco atacou, lembrando muito o jogo do Mundial de 2011. Naquela ocasião, porém, o Kashiwa chegou a diminuir para 2 a 1 na 2° tempo. Dessa vez, não foi o caso: Jorge Eduardo acertou belo chute colocado, de esquerda e de fora da área, aos 9 min., e Daniel Guedes, também de longe, finalizou a goleada, aos 38 min.
 
Resta saber se a equipe da Baixada Santista, desta vez, avançará mais na competição após um jogo contra o Kashiwa, ou se, para sorte do Grêmio Osasco, a vitória sobre o time japonês será a última antes de uma dolorosa derrota, como foi para o Barcelona há dois anos.
 

Portuguesa perde pênalti, leva gol de filho de comentarista e cai para o Osasco

A Portuguesa está eliminada da Copa São Paulo. Na tarde desta terça-feira, a equipe paulistana, que havia liderado o Grupo U na primeira fase, perdeu por 2 a 0 para o Grêmio Osasco, o melhor segundo colocado na fase inicial.

Luca Savoia, aos 20 minutos do 2° tempo, fez o gol que abriu a vitória do Grêmio Osasco. Luca é filho de Eduardo Savoia, comentarista que ficou famoso por "cravar" a contratação de Vágner Love pelo Corinthians, em 2005, durante o programa 'Debate Bola', na TV Record.

A Portuguesa ainda teve chance do empate, aos 40 min. da etapa final, quando Leonardo teve um pênalti para salvar o time da eliminação. O meia da Lusa, porém, perdeu a cobrança que poderia levar o jogo para a decisão por pênaltis.

Já nos acréscimos, aos 49 min., Matheus Vargas aproveitou pênalti para o Osasco para definir o placar. No lance, Igor Flávio, goleiro da Portuguesa, foi expulso, e um jogador de linha da equipe foi o responsável por tentar evitar o segundo gol do Osasco, sem sucesso.