Topo

Fla pode aproveitar bom momento para quebrar incômodo jejum na Sul-Americana

Ronaldinho e Felipe comemoram uma vitória do Fla: retrato do bom momento do time - Vipcomm
Ronaldinho e Felipe comemoram uma vitória do Fla: retrato do bom momento do time Imagem: Vipcomm

Vinicius Castro

No Rio de Janeiro

09/08/2011 07h06

Flamengo e Copa Sul-Americana não costumam se dar muito bem. Na próxima quarta-feira, às 21h50, no Engenhão, o Rubro-Negro carioca enfrenta o Atlético-PR, iniciando mais uma participação na competição. O clube já disputou seis jogos pelo torneio e jamais conseguiu vencer. Sempre na primeira fase, as eliminações foram para Internacional, Santos e Fluminense.

O FLAMENGO NA COPA SUL-AMERICANA

27/08/2003 - Flamengo 1 x 3 Internacional
03/09/2003 - Flamengo 0 x 3 Santos
15/09/2004 - Flamengo 0 x 0 Santos
22/09/2004 - Flamengo 2 x 2 Santos
12/08/2009 - Flamengo 0 x 0 Fluminense
26/08/2009 - Flamengo 1 x 1 Fluminense

Agora, o Flamengo tem a oportunidade de mudar o rumo da prosa e quebrar o incômodo jejum. Além de um time entrosado e considerado pela crítica especializada um dos melhores do país, o bom momento é inegável. A equipe de Vanderlei Luxemburgo foi derrotada apenas uma vez na temporada, está invicta no Campeonato Brasileiro e ainda lidera a competição.

O clima é o melhor possível e a oportunidade de vencer pela primeira vez na Copa Sul-Americana aparece para os jogadores inscritos no torneio. O Flamengo já entregou a lista para a Conmebol, mas ainda não divulgou o nome dos atletas de forma oficial.

“O Flamengo sempre disputa uma competição para ganhar independentemente do time que entrar em campo. Se sofrermos uma goleada, ninguém vai querer saber quem está em campo. É o Flamengo. A Sul-Americana, agora, dá uma vaga para a Taça Libertadores do ano que vem, é como uma Copa do Brasil. Só 25 jogadores podem ser inscritos. Vai valer muito o resultado do primeiro jogo para saber até onde podemos ir. É importante aproveitar isso”, afirmou o goleiro Felipe.

Uma corrente da diretoria defende a escalação da força máxima para que o Flamengo tente a vantagem logo no primeiro jogo. Já alguns membros da comissão técnica preferem que os principais jogadores sejam poupados visando o confronto contra o Figueirense, domingo, às 16h, em Florianópolis, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O certo é que os atletas saberão apenas na tarde desta terça-feira, no Ninho do Urubu, quem entrará em campo na Sul-Americana.

“O importante é começar a competição com o pé direito. Não sabemos quem vai começar, mas temos de ter tranquilidade. O professor não fala nada (risos). É ele quem decide”, comentou o zagueiro Welinton.

Independentemente do time escolhido, a oportunidade de o Flamengo fazer as pazes com a Copa Sul-Americana parece única. Tudo conspira a favor, resta saber como o Rubro-Negro irá organizar o seu próprio destino.