Topo

Espanhol - 2019

Barcelona tem D. Alves expulso e toma gol à la Messi, mas empata na despedida do Espanhol

Messi não quebrou recorde de Pelé, e Barcelona só empatou com o Bétis - AFP PHOTO/ CRISTINA QUICLER
Messi não quebrou recorde de Pelé, e Barcelona só empatou com o Bétis Imagem: AFP PHOTO/ CRISTINA QUICLER

Do UOL, em São Paulo

12/05/2012 18h53

A despedida do Barcelona e do técnico Pep Guardiola no Campeonato Espanhol não foi como esperado. O time catalão teve a expulsão do brasileiro Daniel Alves, tomou um gol à la Messi, sofreu uma virada do Bétis, em Sevilha, mas acabou arrancando empate por 2 a 2, com gol anotado nos acréscimos do segundo tempo.

LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL INTERNACIONAL

  • O Galatasaray conseguiu sagrar-se campeão turco ao empatar neste sábado com o rival Fenebahce por 0 a 0, no estádio Sükrü Saraçoglu. A partida foi tensa e após o apito final os torcedores entraram em conflito com os policiais.

Messi também não conseguiu quebrar a marca de Pelé como o maior goleador em uma temporada. O argentino soma 77 gols, assim com o brasileiro anotou em 1958. Para efeito de classificação, o resultado pouco importava. O Barcelona já havia confirmado a vice-liderança (91 pontos). O Bétis chegou aos 47 pontos.

O resultado também não estava nos planos de Pep Guardiola, que fez sua última partida à frente da equipe na competição nacional. Oficialmente, seu último jogo Será no dia 25 de maio, diante do Athletic Bilbao, pela decisão da Copa do Rei.

Despedida à parte, o Barcelona teve pouca dificuldade para sair na frente em sua última partida na competição nacional. Logo aos 8min, Busquets se antecipou à defesa do Bétis e, de cabeça, abriu o marcador. A equipe de Guardiola mandava na partida. Tinha mais posse de bola, como quase todas as suas partidas, mas não estava tão inspirado no ataque.

Aliás, parecia uma partida ‘amistosa’. O Bétis quase não chegou ao gol defendido por Valdés. Às vezes, o Barcelona assustava o rival de Sevilha. Adriano, aos 31min, por exemplo, esteve perto de marcar um belo gol. Logo no início do segundo tempo, o brasileiro Daniel Alves recebeu cartão vermelho e deixou o Barça com um a menos.

Isso foi crucial para a mudança da história da partida. O Bétis soube aproveitar a vantagem numérica e não demorou a empatar. Aos 25min, Ruben Castro tocou por cima de Valdés e anotou um gol à la Messi. Apenas quatro minutos mais tarde, o próprio Ruben Castro virou. Depois disso, a torcida do Bétis chegou a gritar ‘olé’ a cada passe certo de seus jogadores. Mesmo assim, Keita marcou nos acréscimos e deixou tudo igual. 2 a 2.