Topo

Espanhol - 2019

Presidente do Barcelona nega crise e garante permanência de Vilanova no comando

Sandro Rosell disse que a prioridade é a saúde e recuperação do técnico  -
Sandro Rosell disse que a prioridade é a saúde e recuperação do técnico

Do UOL, em São Paulo

04/03/2013 16h54

Há anos o Barcelona não se encontrava pressionado por uma sequência de maus resultados. Visto como o time mais forte do mundo, o clube catalão já nem se lembrava de como é passar por um momento conturbado. No entanto, as consecutivas derrotas para Real Madrid e Milan não passaram batidas e o elenco passou a ser duramente criticado pela imprensa local. Tanto que foi necessária a presença de Sandro Rosell para tentar diminuir a pressão que ronda o Camp Nou.

Nesta segunda-feira, o presidente do Barcelona concedeu uma entrevista coletiva para tranquilizar a torcida e afastar qualquer rumor de que o clube possa demitir o técnico Tito Vilanova, que está afastado do comando do time para se tratar de um câncer em um hospital de Nova York. De acordo com o mandatário, a recuperação do treinador é mais importante do que os números da temporada.

“A junta diretiva ratifica absolutamente que Tito Vilanova continua no comando até que possa retornar, seja quando for. Ele é o treinador e aqui nada será modificado mesmo que todos os títulos da temporada sejam perdidos. Jamais pensamos em outro treinador. A prioridade é a recuperação de Tito”, comentou Rosell.

O presidente do clube catalão aproveitou para fazer uma série de elogios ao trabalho do interino Jordi Roura, a quem se referiu como um verdadeiro herói.

“Roura para mim é um herói. Agradeço muito que ele tenha assumido o cargo e uma tarefa que não é dele. Também agradeço aos jogadores que estão sofrendo esta carga”, analisou.

Apesar de negar a troca de treinador e consagrar o trabalho do interino, Sandro Rosell admite que a ausência de Tito Vilanova tem sido o principal fator para a queda de produtividade dos jogadores nas últimas partidas.

“Não há nenhuma dúvida que o elenco sente falta de um líder. Dizem os psicólogos esportivos que 30 dias após a saída do líder, é possível notar uma queda de rendimento. Digo isso pelas três partidas em que notamos uma baixa de tensão”, ponderou.

Por último, o presidente do Barcelona definiu como exagerada a pressão da mídia sobre o elenco e afirmou que confia na recuperação da equipe na Liga dos Campeões da Europa, mesmo após a derrota por 2 a 0 para o Milan no jogo de ida.

“É exagerado o clima de pessimismo ao nosso redor. Seguimos em primeiro lugar no Campeonato Espanhol e podemos nos recuperar diante do Milan. Estamos bem situados na competição. Seguiremos líderes no Espanhol e vamos trazer o troféu. Não tenho dúvida que os jogadores e comissão técnica farão de tudo para conseguir.”