Topo

Espanhol - 2019

Clima hostil no Real Madrid reforça provável saída de Mourinho

Críticas de torcida, jogadores e imprensa minam trabalho de Mourinho no Real Madrid - Dominique Faget/AFP
Críticas de torcida, jogadores e imprensa minam trabalho de Mourinho no Real Madrid Imagem: Dominique Faget/AFP

Do UOL, em São Paulo

07/05/2013 06h01

A lua de mel entre José Mourinho e o Real Madrid terminou. Cada vez mais o destino do treinador parece ser distante do Santigao Bernabéu. O português já não conta com o apoio irrestrito de torcedores, boa parte do elenco e até da imprensa local. As declarações dadas nos últimos dias pelas diversas partes envolvidas sugerem que o adeus do técnico está bem próximo.

Se havia um clima pacífico no vestiário merengue, reforça-se a ideia de que este ambiente era apenas uma ‘maquiagem’ para os problemas internos do time. Mourinho sempre esteve no centro da discussão. Sem papas na língua, o treinador viu sua situação já questionada no clube se complicar depois da eliminação da Liga dos Campeões para o Borussia Dortmund.

TORCEDORES HOSTILIZAM MOURINHO APÓS ELIMINAÇÃO NA CHAMPIONS

  • Mesmo com a vitória por 2 a 0 sobre o Borussia Dortmund, o Real Madrid foi eliminado nas semifinais da Liga dos Campeões. A equipe espanhola havia perdido o primeiro duelo por 4 a 1, na Alemanha. Na saída de um treino, torcedores merengues mostraram sua revolta e ofenderam o técnico José Mourinho.

Mourinho preferiu exaltar seus feitos: “Quando se avalia meu trabalho, só se fala em títulos. A culpa é minha, porque ganhei tantos que as expectativas são altas”. Em seguida, partiu para o ataque. O treinador não economizou alfinetadas e criou um mal-estar com críticas a alguns atletas importantes do grupo.

O treinador mandou um recado direto para Iker Casillas, que negou o desejo de deixar o Real Madrid. O goleiro passou de titular absoluto a reserva, embora conte com o apoio da torcida e dos demais jogadores. “Não tive problema algum com atletas que desejam ser tratados de forma igual aos outros. Só tenho com quem se acha acima dos demais. Se há algo que poderia ter sido mais exigente era com a contratação de Diego López”, disse, referindo-se ao novo dono da posição.

O episódio teve efeito imediato. O zagueiro Pepe defendeu Casillas e classificou o goleiro como ‘símbolo’ do Real Madrid. “É preciso ter um pouco mais de respeito com Casillas. Todos somos atletas e queremos o clube. A declaração de Mourinho não foi a mais adequada”, afirmou o jogador, um dos mais queridos do grupo e, portanto, com forte influência sobre o elenco.

Cristiano Ronaldo também não parece se incomodar muito se Mourinho continuará no clube. “Não me importo se ele vai permanecer ou não. Eu me importo comigo mesmo e com o clube”, comentou. O dono da camisa sete também fez gestos de apoio a Casillas durante o aquecimento para a partida deste sábado contra o Valladolid.

A atitude foi uma resposta à indireta dada pelo treinador (‘o time começou triste e sem estar no auge’). Cabe lembrar que Cristiano Ronaldo não comemorou um gol e alegou que não se sentia feliz naquele momento, sem dar maiores explicações sobre os problemas pelos quais passava.

O relacionamento entre Mourinho e a torcida merengue também está estremecida. Uma amostra foi dada durante o jogo contra o Valladolid neste fim de semana. O estádio Santiago Bernabéu ouviu uma sonora vaia ao treinador, que ‘se escondeu’ no banco de reservas para evitar um protesto ainda maior. Antes, a torcida já havia comparado o português ao ditador Adolf Hitler.

Tantos fatos negativos apenas aumentam os rumores sobre a saída de Mourinho. Além do sempre citado retorno ao futebol inglês, há quem o veja com destino à França – mais precisamente ao Paris Saint-Germain. Em meio às especulações, há apenas uma certeza: o treinador não tem mais clima para continuar nos merengues.

IMPRENSA ESPANHOLA TAMBÉM CRITICA MOURINHO

  • O Marca deixou claro quem é mais importante no atual Real Madrid. A publicação brinca com o apelido de Mourinho (Special One) e afirma que Cristiano Ronaldo é o ‘autêntico especial’. “Se alguém especial e imprescindível ao time, este é Cristiano Ronaldo”, destacou o diário, que classifica o atacante português como ‘extraterrestre’. O As, outra publicação de Madri, ressalta que “os ataques de Mourinho a Casillas e CR7 incomodaram os jogadores”. O jornal avisa: “Haverá mais.”

MOURINHO RECEBEU CONVITE PARA VOLTAR AO CHELSEA, DIZ JORNAL

  • O técnico do Real Madrid, José Mourinho, recebeu uma oferta para voltar a comandar o Chelsea na próxima temporada, mas ainda não aceitou por causa da negativa do clube inglês em dar a ele plenos poderes em termos de contratação de jogadores, afirma o jornal espanhol El País. "O técnico não descarta continuar no Real uma temporada a mais se Roman Abramovich, dono do clube londrino, continuar sem conceder a ele plenos poderes na compra e venda de jogadores", explicou o jornal espanhol.. LEIA MAIS