Topo

Espanhol - 2019

Neymar tem estreia como titular discreta, mas Barcelona conquista Supercopa

Do UOL, em São Paulo

28/08/2013 19h52

A grande expectativa criada pelo primeiro jogo completo da parceria entre Neymar e Messi acabou parcialmente frustrada nesta quarta-feira. Com os dois maiores craques em campo desde o início do duelo decisivo, o Barcelona conquistou a Supercopa da Espanha com o empate por 0 a 0 com o Atlético de Madri, no Camp Nou. Mas o torcedor não pôde comemorar e aplaudir a dupla como esperava e o argentino ainda perdeu um pênalti na etapa final.

Como havia empatado no jogo de ida por 1 a 1 - com gol de Neymar -, o Barcelona jogava pelo empate. É o 11º título do time catalão da Supercopa. 

Neymar e Messi haviam dividido o gramado por poucos minutos antes do início da partida desta quarta-feira, mas ambos foram discretos, sem grandes jogadas individuais e o pênalti perdido por Messi já no fim do jogo só resumiu o jogo apagado da dupla.

Os dois principais jogadores do Barcelona trocaram poucos passes e não conseguiram criar grandes oportunidades de gol. O argentino chegou mais perto de marcar, mas Filipe Luis travou o chute já dentro da área. Neymar jogou pelo lado esquerdo, mas encontrou muitas dificuldades para passar pela forte marcação dos visitantes.

Em uma das poucas vezes que foi para o lado direito, Neymar tentou partir para cima de Filipe Luis, mas tropeçou e perdeu a bola.

O Barcelona como um todo não foi bem durante todo o jogo e acabou dominado em alguns momentos. Sem movimentação dos homens de frente, incluindo Neymar, o time da casa não finalizou ao gol de Courtois nenhuma vez.

O jogo foi muito pegado e os jogadores dos dois times reclamavam muito das marcações do árbitro Fernández Borbalán.

Do outro lado, apesar de passar quase toda a etapa fechado na defesa, foi o Atlético de Madri que teve as melhores chances para marcar. Koke chutou fraco aos 34min e Arda Turan parou em grande defesa de Valdés, aos 42min.

O jogo seguiu igual após o intervalo. O Barcelona tinha mais posse de bola, mas faltava mais incisão, chegar com perigo real ao gol do adversário. Com mais espaço para jogar, o Atlético chegou perto mais uma vez do gol que daria o título da Supercopa, mas Valdés fez outra grande defesa em chute de Villa.

Messi e Neymar seguiam discretos. O brasileiro buscava mais o jogo, tentava algumas arrancadas, mas sempre cercado por dois ou três marcadores.

Depois de sofrer com algumas investidas do Atlético, o Barcelona conseguiu se impor novamente após as entradas de Pedro e Iniesta, empurrar o rival para o campo de defesa e controlar o jogo.

Aos 35min, o lateral esquerdo brasileiro Filipe Luis foi expulso por agredir Daniel Alves e tornou a missão do time ainda mais complicada - os dois já haviam se desentendido no jogo de ida.

Com um a mais, o Barcelona teve mais espaço e poderia ter vencido o jogo após Miranda cometer pênalti em Pedro aos 43min. Porém, Messi cobrou no travessão.