Topo

Espanhol - 2019

Sem Neymar, Barcelona para em goleiro e na trave e só empata com Getafe

Do UOL, em São Paulo

13/12/2014 14h51

Cortado do jogo por causa de uma lesão no tornozelo, o atacante brasileiro Neymar fez falta ao Barcelona neste sábado (13). Sem ele, o time catalão parou no goleiro adversário e na trave. Com isso, não foi além de um empate por 0 a 0 com o Getafe e interrompeu uma sequência de quatro vitórias na temporada 2014/2015 do Campeonato Espanhol.

“A equipe vinha de uma dinâmica positiva, mas hoje [sábado] a bola não quis entrar. Quando você não consegue abrir a lata, as coisas vão se complicando cada vez mais”, lamentou o meio-campista Xavi em entrevista ao “Canal+”.

Foi o terceiro empate do Barcelona, que agora tem 35 pontos em 15 rodadas. O time catalão é o segundo colocado do Campeonato Espanhol e tem quatro pontos de desvantagem para o Real Madrid. O Getafe, com 16, ocupa apenas o 12º lugar.

Fases do jogo: O Barcelona teve mais posse de bola e foi mais incisivo desde o início do confronto com o Getafe. O time catalão registrou 76% de posse de bola na etapa inicial e finalizou nove vezes, enquanto a equipe da casa chutou apenas duas vezes.

A principal preocupação do Getafe era clara: marcar muito e impedir que o Barcelona chegasse dentro da área. Prova disso é que a equipe visitante começou a apostar em finalizações de média e longa distância.

Foi assim a melhor chance do Barcelona no jogo, aos 7min do segundo tempo. Lionel Messi cobrou falta com categoria e mandou a bola no travessão.

Messi teve outra boa oportunidade aos 24min da etapa final, mas cabeceou para fora. Em todo o jogo, o panorama repetiu o cenário da etapa inicial: pressão do Barcelona e marcação (muitas vezes com faltas) do Getafe.

O melhor: Guaita. O goleiro do Getafe foi seguro e teve grande atuação contra o Barcelona, que havia anotado 36 gols nas 14 partidas anteriores do Campeonato Espanhol.

O pior: Daniel Alves. Num jogo em que o Barcelona dominou totalmente a bola, Daniel Alves conseguiu ser protagonista negativo. Ele foi driblado facilmente por Lafita aos 33min do primeiro tempo, e o atacante do Getafe só não abriu o placar porque Bravo fez boa defesa. O lateral brasileiro foi substituído aos 34min, quando sentiu um problema físico e deu lugar a Adriano.

Chave do jogo: A forte marcação do Getafe. O time da casa conseguiu travar o jogo todo e não teve medo de usar faltas quando para isso quando foi necessário.

Para lembrar:

200 vezes. O jogo deste sábado foi importante para o brasileiro Daniel Alves, que chegou a 200 partidas com a camisa do Barcelona. Ele é o terceiro estrangeiro que mais defendeu a equipe catalã em todos os tempos (perde apenas para Messi, com 291, e Cocu, com 205).

Recordista. Lionel Messi já mandou oito bolas na trave na atual temporada do Campeonato Espanhol. Nas principais ligas do futebol europeu, ninguém supera esse número.

Terceira. Foi a terceira partida do Barcelona sem balançar as redes na atual temporada. No Campeonato Espanhol 2013/2014, o time catalão deixou de marcar em apenas seis jogos.