Topo

Espanhol - 2019

C. Ronaldo passa em branco, mas dá assistência e mantém Real na ponta

Do UOL, em São Paulo

10/01/2015 14h50

Artilheiro da temporada 2014/2015 do Campeonato Espanhol, Cristiano Ronaldo passou em branco neste sábado (10), algo que não acontecia no torneio desde 2013. Ainda assim, o português foi decisivo. Ele deu um passe para James Rodríguez marcar na vitória do Real Madrid por 3 a 0 sobre o Espanyol e se isolou como líder de assistências da competição.

O lance que abriu o placar no Santiago Bernabéu foi a nona assistência de Cristiano Ronaldo na atual temporada do Campeonato Espanhol. Além de ser líder nesse quesito, o português é o artilheiro (26 gols).

Os outros gols do Real Madrid foram marcados por Gareth Bale (em cobrança de falta) e Nacho. E Cristiano Ronaldo, que esteve em campo durante toda a partida, passou em branco pela primeira vez desde 28 de setembro de 2013 numa partida do Campeonato Espanhol.

O Real Madrid chegou a 42 pontos e manteve a liderança do Campeonato Espanhol 2014/2015. O Espanyol, estacionado nos 20 pontos, figura agora na 11ª posição.

Fases do jogo: Mesmo fora de casa, o Espanyol foi incisivo e criou duas boas oportunidades para abrir o placar nos primeiros cinco minutos do duelo. O Real Madrid só começou a chegar ao ataque depois disso.

A diferença é que o Real Madrid foi muito mais eficiente. Cristiano Ronaldo acertou um lindo passe para James Rodríguez aos 12min, e o colombiano teve tranquilidade para fazer o primeiro dos merengues.

O gol ratificou o panorama da partida, com o Real Madrid superior e mais bem postado. No entanto, o time da casa só conseguiu ampliar a vantagem numa bola parada. Aos 28min do primeiro tempo, Bale bateu um tiro livre da direita e acertou um chute lindo, no ângulo, sem chance para o goleiro rival.

A superioridade do Real Madrid só foi abalada aos 8min do segundo tempo. Coentrão foi expulso, deixou o time da casa com um homem a menos e abalou o domínio merengue na partida.

O Espanyol chegou a mostrar sinais de reação depois disso, mas o Real Madrid matou o jogo aos 32min. Arbeloa tocou para Nacho, que chutou de esquerda e marcou pela primeira vez no Campeonato Espanhol.

O melhor: Bale. Num jogo em que Cristiano Ronaldo não brilhou, o camisa 11 foi a principal arma ofensiva do Real Madrid. Ele ainda marcou o primeiro gol de falta da equipe merengue na atual temporada.

O pior: Coentrão. O jogo estava controlado, e o Real Madrid não sofria. Aí o lateral esquerdo português foi expulso, e o Espanyol chegou a reagir.

Chave do jogo: A eficiência do Real Madrid. Nos momentos em que o Espanyol foi melhor, o time merengue se aproveitou e foi eficiente para decidir.

Para lembrar:

17. Cristiano Ronaldo havia balançado as redes nas 17 partidas anteriores do Real Madrid como mandante. Como passou em branco neste sábado, ele não conseguiu igualar o recorde de Mariano Martín (18).

Base. Arbeloa e Nacho foram revelados nas categorias de base do Real Madrid. O time merengue não tinha um gol com assistência e finalização de dois jogadores formados por lá desde 2009 (passe de Raúl para Granero).

Eficiência. Bale fez seu terceiro gol de falta desde que foi contratado pelo Real Madrid. O camisa 11 tem média de um gol a cada 9,5 cobranças diretas.