Topo

Espanhol - 2019

Neymar faz dois, Messi também, e Barcelona goleia o Elche

Do UOL, em São Paulo

24/01/2015 16h31

O Barcelona venceu o Elche por 6 a 0, fora de casa, e o brasileiro Neymar fez dois gols. No primeiro – o terceiro do Barcelona –, ele recebeu um passe na grande área e tocou de direita. No segundo, o mais bonito, fez um tabela, entrou na área e recebeu bola para chutar no ar e marcar o quarto. Nos dois, assistências do argentino Lionel Messi, que também fez dois.

Com a vitória, o Barcelona mantém a perseguição ao Real Madrid, que também venceu na rodada, contra o Córdoba, em jogo que teve briga e expulsão de Cristiano Ronaldo. O Barcelona chega a 47 pontos, contra 48 do Real.

VEJA COMO FOI O LANCE A LANCE DA PARTIDA

Fases do jogo

O Barcelona vive uma crise institucional, que chegou a afetar a produção do time em campo, mas vai mostrando a cada rodada que o time não tem se afetado pelo momento negativo do clube. Neste sábado, a equipe do técnico Luis Enrique jogou bem do início ao fim, apresentando o futebol com o qual o Barcelona há décadas se identifica.

Luis Enrique ainda se deu ao luxo de deixar alguns de seus titulares no banco de reservas. Sergio Busquets, Daniel Alves, Andrés Iniesta e Luis Suárez ficaram na reserva. E, mesmo assim, o time rendeu bem.

Neymar foi quem chamou atenção logo de início. Com dribles de efeito, expôs a fragilidade do Elche ainda nos primeiros de jogo. Suas jogadas, no entanto, não resultaram em perigo de gol no primeiro tempo.

O primeiro gol do Barcelona foi do zagueiro Gerard Piqué. Em cobrança de falta de Xavi, o zagueiro dominou, ajeitou e chutou para abrir o placar.

Na segunda etapa, Neymar sofreu pênalti e viu Lionel Messi cobrar e fazer. A partir daí, o Elche praticamente parou de jogar e deixou o Barcelona dominar a partida.

Os gols do brasileiro saíram ambos dos pés de Messi, retribuindo o pênalti sofrido. No primeiro, o argentino driblou e tirou um marcador e passou bola enfiada para Neymar, que bateu de primeira, colocado, tirando o goleiro do canto direito do gol.

Depois, no gol mais bonito do jogo, Neymar fez tabela rápida com Messi. O brasileiro, ainda fora da área, deu passe curto para o argentino e correu em direção à área, entre os zagueiro. Messi passou de primeira, pelo alto, e Neymar finalizou sem deixar a bola pingar no chão. Golaço, que marcou 4 a 0 para o Barcelona no placar.

No fim da partida, o zagueiro Marc Bartra, do Barcelona, avançou e achou Messi na área. O argentino definiu com uma finalização potente - o gol fez Messi atingir um recorde: é agora, empatado com Telmo Zarra, aquele que mais vezes fez dois gols num mesmo jogo pelo Campeonato Espanhol (77). 

Pedro ainda fez mais um, nos acréscimos, para fechar em 6 a 0 - com bela assistência de Neymar. 

O melhor – Neymar:

O brasileiro chamou atenção pelos dribles no primeiro tempo, mas não havia mostrado grandes jogadas. Na segunda etapa, sofreu um pênalti e fez dois gols – o último, um golaço. Ainda deu assistência para o sexto gol do jogo, de Pedro.

O pior – Montoya:

O lateral direito que substituiu Daniel Alves não jogou bem e mostrou completo descompasso com o time titular do Barcelona, do qual ele raramente faz parte. Jogou em nível inferior ao que Douglas, tão criticado, costuma apresentar pelo time catalão.