Topo

Espanhol - 2019

Neymar perde pênalti, mas Barça vence na Copa do Rei e mantém boa fase

Do UOL, em São Paulo

11/02/2015 18h55

O Barcelona segue imparável e venceu o Villarreal por 3 a 1 nesta quarta, pelo primeiro jogo da semifinal da Copa do Rei. Se o time como um todo atuou bem de novo, Neymar não deve ter saído tão satisfeito. No segundo tempo, o brasileiro teve a chance de fechar o marcador em um pênalti, mas desperdiçou a cobrança e a chance de superar Maradona em número de gols pelo clube catalão. 

O erro do brasileiro não apaga o bom jogo do Barcelona, que dominou o Villarreal, soube superar a retranca do time visitante e ganhou no Camp Nou com méritos. Foi a décima vitória consecutiva do time catalão, que começou o ano com um revés dolorido diante da Real Sociedad.

Na época, o tropeço deflagrou uma crise entre Luis Enrique e as principais estrelas da equipe. Hoje, o trio de ataque está mais entrosado do que nunca e coloca o Barcelona em condições de brigar por todos os torneios que disputa na reta final da temporada europeia.

Na Copa do Rei, com Atlético de Madri e Real já eliminados, o caminho está livre. Para ir à final, o Barça pode perder por um gol de diferença no jogo de volta. Na decisão, encontraria Athletic Bilbao ou Espanyol.

Fases do jogo:
Desde o início, como lhe é de costume, o Barcelona quis propor o jogo. Com calma, trabalhou a bola tentando achar o momento certo de infiltrar, sofrendo com a forte retranca do Villarreal. Foi Suárez quem achou o caminho, curiosamente na base da destruição.

Aos 41 minutos do primeiro tempo, o uruguaio roubou a bola do zagueiro Musacchio e serviu Messi, que abriu o marcador. O gol desmontou a defesa do Villarreal, que passou a dar mais e mais espaços. No segundo tempo, Trigueros, em um chute de longe, ainda ameaçou os catalães com um gol de longe, contando com enorme colaboração do goleiro Ter Stegen.

Só que Iniesta, aos 4 minutos, e Piqué, aos 19 minutos, recolocaram o Barcelona em vantagem. Neymar ainda teve a chance de aumentar a vantagem com um pênalti controverso, mas bateu mal e desperdiçou a oportunidade.

O melhor: Luis Suárez. Uruguaio foi o melhor do trio ofensivo do Barça, movimentando-se como um legítimo centroavante no meio da fechada defesa do Villarreal e dando opções para os colegas. Embora tenha errado o passe no gol do Villarreal, foram dos pés dele que saíram os gols do time catalão.

O pior: Musacchio. Em um esquema extremamente cauteloso, qualquer erro é fundamental. O zagueiro do Villarreal saiu errado ainda no primeiro tempo e permitiu que Suárez criasse a jogada do gol de Messi, o primeiro do Barça, desestabilizando a retranca que o time visitante esperava impor no Camp Nou.

Chave do jogo: Atuação de Suárez. O uruguaio se meteu entre os zagueiros, brigou por cada milímetro de espaço e furou a retranca do Villarreal. Com raça e mais instinto matador, destacou-se de Neymar e Messi e foi decisivo.

Toque dos técnicos: Marcelino García, técnico do Villarreal, apostou em uma enorme retranca para parar os favoritos fora de casa. Colocou nada menos que nove jogadores atrás da linha da bola, mas viu seu sistema ruir quando o Barcelona finalmente conseguiu rompê-lo.

Para lembrar:
Caminho livre:
O chaveamento da Copa do Rei favoreceu o Villarreal, na comparação com o Barça. Para chegar à semi, o time catalão teve de superar uma chave com Real Madrid e Atlético de Madri – embora só tenha enfrentado diretamente este último. A equipe amarela, porém, bateu Oviedo, Real Sociedad e Getafe para atingir o top 4 do torneio.

Prestígio: Segundo o Twitter @Misterchip, especializado em estatísticas, foi a primeira vez desde 2010 que Messi abriu mão de bater um pênalti pelo Barça. O último a tentar uma cobrança com o argentino em campo foi Ibrahimovic. 

Azarado: Não bastasse o desafio de encarar o Barcelona, o Villarreal ainda sofreu demais com lesões. O time visitante perdeu três jogadores dessa forma ao longo do confronto e terminou o jogo com um a menos, já que não tinha mais como fazer substituições.