Topo

Espanhol - 2019

Neymar marca e Barça vence em jogo que teve gol de bicicleta de Pedro

Do UOL, em São Paulo

09/05/2015 14h50

O Barcelona entrou em campo com a obrigação de vencer para manter a dianteira em relação ao Real Madrid, mas encontrou um adversário bem armado na defesa. Com o avançar da partida a equipe encontrou espaços e saiu de campo com a vitória por 2 a 0.

Com o resultado, o time abriu quatro pontos de vantagem sobre o Real Madrid, que empatou por 2 a 2 com o Valencia, no Santiago Bernabeu. O barça, agora, precisa de apenas três pontos nos últimos dois jogos do campeonato. A equipe enfrenta o Atlético de Madri fora de casa e o La Coruña no Camp Nou,

A vitória do Barcelona foi construída com oportunismo de Neymar, que aproveitou uma falha da zaga, e um golaço de Pedro. O jogador reserva acertou uma bicicleta no final da partida. O torcedor presente ao Camp Nou foi a loucura. Apesar do placar, o time não lembrou a entrega e a qualidade mostrada diante do Bayern de Munique durante a partida válida pela Liga dos Campeões.

Fases do jogo:
O Barcelona quase abriu o placar aos sete minutos, quando Messi finalizou de cabeça um cruzamento de Daniel Alves. Parecia que não seria complicado, mas a oportunidade se provou uma exceção. A Real Sociedad armou linhas de quatro e impediu que os donos de casa trocassem passes. Sem conseguir organizar jogadas, o time chegou a alçar várias bolas na área, algo que não combina com a equipe.

Mas com o passar do tempo o Barça conseguiu se impor e envolver os visitantes. Parte do mérito coube a Neymar que não se limitou a atuar apenas na zona direita do campo. O brasileiro caiu pelo meio, confundindo a marcação e abrindo espaços. Desta maneira, as chances começaram a aparecer.

Piqué quase marcou aos 27 minutos e aos 33 minutos outro susto para o goleiro Rulli da Real Sociedad. Daniel Alves quase fez em chute de longa distância no final do primeiro tempo, mas os atletas foram para os vestiários sem mexer no placar.

No segundo tempo o jogo podia virar um drama caso o gol não surgisse, mas Neymar resolveu. Logo aos 5 minutos Messi cruzou na área e o zagueiro Mikel Gonzáler cabeceou para trás. A bola sobrou para o atacante que marcou e deu tranquilidade ao Barcelona. Mas não significa que a equipe partiu para cima e atropelou o adversário.

O confronto seguiu arrastado. Coube a Pedro fazer a torcida explodir com uma bela bicicleta que balançou as redes. Cruzamento, ele ajeitou o corpo para o rebote e disparou para o gol. Delírio nas arquibancadas.

Com a vitória o Barcelona chegou aos 90 pontos, cinco a mais do que o Real Madrid, que tem um jogo a menos. Cabe ressaltar que se ambas terminarem com o mesmo número de pontos os critérios de desempate dão o título a equipe da capital espanhola. Na próxima rodada. a penúltima do Campeonato Espanhol, o Barça tem confronto duro contra o Atlético de Madri fora de casa. 

Melhor: Neymar. O Barcelona era obrigado a vencer para manter a liderança e jogo estava ficando nervoso porque o gol não saiu no primeiro tempo. O brasileiro aproveitou a chance e tranquilizou o time. Ele também participou bastante no confronto e muitas vezes foi buscar a bola no meio de campo para criar jogadas.

Pior: Mikel González. O zagueiro da Real Sociedad espanou no cruzamento de Messi e ainda atrapalhou os demais companheiros que foram tirados do lance pela mudança na trajetória da bola. Sorte de Neymar que aproveitou o vacilo para fazer o gol do Barcelona.

Toque dos técnicos: David Moyes armou bem a Real Sociedad. As linhas montadas na entrada da áera e na intermediária cortaram as linhas de passes do Barcelona e complicaram o adversário. A estratégia equilibrou a partida nos primeiros 30 minutos, tempo que o Barça precisou para se ajustar ao esquema tático.

O treinador do Barcelona se deu ao luxo de poupar Busquets e Iniesta. Os dois foram preservados porque na terça-feira a equipe têm confronto valendo vaga na final da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique. O zagueiro atuou somente na última meia hora da partida. Iniesta os últimos 15 minutos.

Para lembrar:
Freguês: a Real Sociedad perdeu os últimos 18 jogos oficiais contra o Barcelona no Camp Nou. Neste período, sofreu 49 gols e fez apenas oito.
Faro de gol: Neymar marcou nos últimos seis jogos do Barcelona. Esta é a melhor sequência do atacante brasileiro pela equipe.
Afiados: O trio MSN (Messi, Neymar e Suárez) marcou 113 vezes nesta temporada. Eles estão próximos de igualar o recorde do futebol espanhol que é de 118 gols.