Topo

Carioca - 2019

Após anos formando apenas bons times, Botafogo aposta na força do elenco em 2012

Herrera perdeu a vaga de titular para Andrezinho, o que prova a força do elenco - Fernando Soutello/AGIF
Herrera perdeu a vaga de titular para Andrezinho, o que prova a força do elenco Imagem: Fernando Soutello/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/01/2012 06h00

Após alguns anos tentando, o Botafogo finalmente parece ter conseguido montar um elenco capaz de disputar as principais competições que terá pela frente em 2012. O grande sucesso, até o momento, vem sendo a manutenção dos jogadores que se encaixaram no Alvinegro nos últimos anos, como é o caso de Loco Abreu, Herrera, Maicosuel, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Jefferson. Além de manter os principais nomes, a diretoria ainda esforçou a equipe, trazendo outros atletas importantes, como Renato, Marcelo Mattos, Elkeson e Felipe Menezes.

Jogadores pregam respeito aos times 'pequenos' do Campeonato Carioca

  • O Campeonato Carioca, oficialmente, começa apenas no sábado, com a partida entre Fluminense e Friburguense, às 17h, em Moça Bonita. Os times, no entanto, já começaram a se prepara faz tempo. Uns bem antes de outros, como é o caso da maioria dos clubes considerados pequenos. No Botafogo, todos estão atentos a estas equipes e farão de tudo para não se surpreenderem na Taça Guanabara.

Outra característica da atual diretoria que vem dando certo no Glorioso é o aproveitamento de meninos da categoria de base no elenco profissional. Atualmente, o Botafogo conta com os goleiros Renan, Milton Raphael e Andrey, o lateral esquerdo Renan Lemos, os volantes Lucas Zen, Gabriel e Élber, os meias Cidinho e Jeferson, além dos atacantes Caio, Alex, Willian e Vitinho. Treze no total.

Um dos líderes do atual grupo, Antônio Carlos elogia a qualidade do elenco alvinegro e afirma que muitos jogadores podem decidir uma partida, até mesmo os que estão no banco de reservas.

“O Caio e o Herrera, são jogadores importantes, mesmo estando no banco de reservas neste momento. Eles podem entrar e resolver uma partida. O Caio não teve uma desenvoltura do que ele vinha apresentando, mas isso é normal na carreira de um jogador. O próprio Herrera, no final do campeonato, parou de fazer gols e isso influencia um pouco e perde a confiança. Tudo que ele vinha fazendo estava dando certo, e de uma hora para outra passou a dar errado. Espero que ele consiga dar a volta por cima, nesse ultimo amistoso ele já marcou um gol. Tomara que ele retome o que ele já vinha fazendo de bom. Felipe, Caio e Herrera podem modificar uma partida. É claro que ninguém vai estar bem em todos os jogos e ainda tem cartão, expulsão. Eles podem fazer a diferença no nosso grupo”, disse à Rádio Brasil.

Para o segundo semestre a diretoria do Glorioso reforçará ainda mais o elenco para a disputa do Brasileirão. A lateral direita e a zaga, são considerados setores carentes e que precisam de mais opções, já que Lucas é o único especialista no grupo. Recentemente, o Botafogo tentou, sem sucesso, a contratação do defensor Túlio Tanaka, do Nagoya Grampus (JAP).

O Botafogo terá nesta temporada quatro torneios para disputar. No primeiro semestre, o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil. Em seguida, o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana. O principal objetivo do Alvinegro no ano será conquistar uma vaga na Libertadores de 2013, seja pela Copa do Brasil, Sul-Americana ou Brasileirão.