Topo

Carioca - 2019

Botafogo traça estratégia para "calar" insistentes vaias da torcida

Sob o comando de Oswaldo, jogadores esperam acabar com as vaias e desconfiança - Fábio Castro/Agif
Sob o comando de Oswaldo, jogadores esperam acabar com as vaias e desconfiança Imagem: Fábio Castro/Agif

Juliane Medeiros

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/02/2012 06h04

Mesmo com o Botafogo invicto no Campeonato Carioca, o torcedor segue desconfiado com alguns jogadores. As insistentes vaias dão tom das partidas no Engenhão desde a temporada passada, quando o Glorioso teve chances de conquistar o Campeonato Brasileiro, mas após uma queda brusca de rendimento, terminou a competição até mesmo sem a vaga na Copa Libertadores. O plano dos jogadores neste ano é conseguir "calar" as críticas e ter toda a  torcida ao lado.

A missão, no entanto, não é das mais fáceis. O ano começou sem muitas razões para a torcida ter esperança. Após empatar por três jogos seguidos, os torcedores perderam a paciência e começaram a vaiar alguns jogadores. As principais vítimas foram os meias Elkeson e Felipe Menezes. O primeiro deixou a má fase para trás e dá sinais de recuperação. O último ainda não conseguiu conquistar os botafoguenses.

O técnico Oswaldo de Oliveira acredita que as vaias não vêm de todos os setores da torcida. Mas sim de alguns torcedores, o treinador relembrou o que aconteceu com Felipe Menezes durante a substituição na partida contra o Bonsucesso e bateu na tecla de que o atleta tem sido importante no grupo.

“Eu acredito que as críticas não foram da torcida, mas sim de alguns torcedores. Mais uma vez eu lembro que quando ele foi substituído durante a partida, parte dos torcedores o aplaudiu e a outra parte vaiou. Muitas das vezes, o torcedor toma essa atitude no calor do momento”, comentou Oswaldo de Oliveira.

Durante a semana, o atacante Loco Abreu declarou que aprovar as vaias. Para o uruguaio, a torcida precisa ter mais respeito pelos jogadores que estão em campo. O atleta chegou a lembrar do caso do lateral Márcio Azevedo, que em 2011 foi muito vaiado. Nesta temporada, o jogador ganhou confiança, fez bons jogos e deixou as críticas para trás.

A situação não chega a causar um mal-estar, mas deixa o elenco desconfortável. Os jogadores sabem que qualquer vacilo na competição pode fazer com que a torcida perca a paciência mais uma vez. No sábado, o Botafogo tem a chance de dar mais um passo para conquistar os alvinegros. Em resumo, somente as vitórias são capazes de colocar os torcedores ao lados dos atletas novamente.

O time enfrenta o Macaé, às 16h20, no Estádio Cláudio Moacyr, que fica na Região dos Lagos. Para o alvinegro, basta um empate para se classificar para a próxima fase semifinal. Porém, os jogadores estão de olho no primeiro lugar do Grupo A. A partida é válida pela sétima rodada da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Estadual.