Topo

Carioca - 2019

Joel busca vitória para superar início de Luxa e espantar pressão pré-Libertadores

Joel Santana sabe que precisa vencer o jogo de domingo para afastar possível pressão - Alexandre Vidal/ Fla Imagem
Joel Santana sabe que precisa vencer o jogo de domingo para afastar possível pressão Imagem: Alexandre Vidal/ Fla Imagem

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/03/2012 10h00

Em um mês de Flamengo, Joel Santana conseguiu vencer os problemas internos que vinham atormentando o clube desde o começo da temporada. No entanto, o excelente "aproveitamento" nos bastidores precisa ser repetido dentro de campo. Com um início de trabalho apenas semelhante ao de seu antecessor, Vanderlei Luxemburgo, o novo treinador busca uma vitória na próxima partida para superar estes números e espantar uma possível pressão justamente na semana que o time volta a jogar pela Libertadores.

González é testado entre titulares e pode ser novidade; R10 não treina novamente

  • Alexandre Vidal/ Fla Imagem

    As alterações programadas para o meio-campo em função de jogadores lesionados e suspensos não serão as únicas no Flamengo para a partida deste domingo, contra o Duque de Caxias, às 18h30, em Macaé. Com a documentação regularizada e de volta da seleção chilena, o zagueiro Marcos González treinou entre os titulares nesta sexta-feira, no estádio Moacyrzão, e pode ser outra novidade rubro-negra para a partida pela Taça Rio

Com seis partidas no comando do Flamengo, Joel venceu três vezes, empatou uma e foi derrotado em duas oportunidades, somando dez pontos. Nesta etapa inicial de seu trabalho, Luxa acumulou a mesma pontuação, mas com duas vitórias e quatro empates nos seis primeiros jogos que dirigiu o time da Gávea.

E com as derrotas nos dois últimos jogos sob o comando de Joel, contra Vasco e Boavista, os rubro-negros sabem que um novo tropeço na partida deste domingo, contra o Duque de Caxias, pela estreia da Taça Rio, pode retomar o ambiente conturbado do início do ano justamente em um dos momentos mais importantes deste primeiro semestre.

"Não adianta querer evitar a pressão. Sabemos que o jogo de domingo é uma decisão. Depois de duas derrotas, precisamos vencer de qualquer jeito. Se a vitória não vier, teremos uma semana complicada para o jogo da Libertadores. Não podemos perder este bom ambiente que conseguimos construir desde a chegada do Joel. Queremos uma semana tranquila", analisou o goleiro Felipe, acrescentando que o rubro-negro não pode repetir os erros dos últimos jogos.

"Não dá para aceitar a desatenção que tivemos nos últimos jogos. Time grande não pode errar tanto. Só nas duas últimas partidas, por exemplo, sofremos quatro gols. É claro que tem desfalque, falta de tempo para treinar, mas temos que corrigir isso o quanto antes", alertou o goleiro do Flamengo.

Além de evitar as desatenções dos últimos jogos, o rubro-negro terá que se desdobrar novamente para minimizar os efeitos dos desfalques. Só para a partida contra o Duque de Caxias, serão quatro. Renato Abreu, suspenso, e Léo Moura, Willians e Airton, lesionados, não entram em campo neste domingo, em Macaé.

As boas notícias ficam por conta do retorno de Ronaldinho Gaúcho e da estreia do chileno Marcos González. Após servirem suas respectivas seleções, o meia e o zagueiro estão confirmados para a segunda partida do rubro-negro pela Taça Rio. A tendência é que Joel Santana confirme o time com Felipe; Galhardo, González, David Braz e Júnior César; Muralha, Luiz Antônio, Camacho e Ronaldinho; Deivid e Vagner Love.