Topo

City tropeça, e Chelsea, com gol e passe de Oscar, se isola na liderança

Do UOL, em São Paulo

10/01/2015 14h51

O Chelsea agora é líder isolado da temporada 2014/2015 do Campeonato Inglês. Jogando em casa, o time londrino contou com grande atuação do brasileiro Oscar, autor de um gol e de uma assistência, e bateu o Newcastle por 2 a 0 neste sábado (10). Com isso, aproveitou um tropeço do Manchester City, que apenas empatou por 1 a 1 com o Everton longe de seus domínios.

Até o início desta rodada, Chelsea e Manchester City tinham campanhas idênticas. As duas equipes haviam somado os mesmos 46 pontos (14 vitórias, quatro empates e duas derrotas) e estavam empatadas até em gols feitos (44) e sofridos (19).

O Chelsea agora tem dois pontos de vantagem (47 a 45). E se existe um grande responsável por isso, trata-se de Oscar. O brasileiro já acumulou 16 gols e 12 assistências desde que chegou ao Chelsea, no início da temporada 2012/2013.

Fases do jogo: A despeito de ter controlado a posse de bola desde o início, o Chelsea não conseguiu criar muitas oportunidades no primeiro tempo. O time londrino esbarrou num Newcastle bem postado e só foi abrir o placar aos 42min, quando Willian fez grande lance e tocou para Oscar mandar para as redes.

O chute de Oscar foi apenas a segunda finalização do Chelsea – a primeira na direção da meta. E isso influenciou diretamente o jogo no segundo tempo.

Depois do intervalo, o Chelsea seguiu com absoluto controle da posse de bola. O Newcastle continuou marcando atrás e deu espaço para o toque de bola rival, mas esse domínio não conseguiu ir além da intermediária.

Aí apareceu Oscar novamente. Aos 13min da etapa final, o meia deu um toque de letra para o centroavante Diego Costa, que tocou na saída do goleiro.

Era o que o Chelsea precisava. O time londrino seguiu tocando bola, como fez desde o início da partida, e se aproveitou da falta de ímpeto do Newcastle para controlar o ritmo do duelo.

O melhor: Oscar. O brasileiro não foi constante, mas foi absolutamente decisivo. Numa partida em que o Chelsea sofreu para criar, o meia contribuiu com um gol e uma assistência.

O pior: Pérez. Único atacante do Newcastle, ele foi figura praticamente nula no jogo deste sábado. A equipe visitante sequer fez a bola chegar ao atleta do setor ofensivo.

Chave do jogo: O talento individual. Os dois gols do Chelsea saíram em combinações proporcionadas pela qualidade técnica de seus atletas. Taticamente, o Newcastle conseguiu ser mais eficiente em sua proposta de travar a partida na intermediária.

Toque dos técnicos: Todas as alterações feitas por José Mourinho foram voltadas a dar mais velocidade ao Chelsea. A ideia clara era ultrapassar as linhas de marcação do Newcastle, que foi um time mais compacto e teve uma proposta mais simples. Isso só funcionou quando os atletas da equipe londrina se aproximaram.

Para lembrar:

O segundo. Desde que Oscar foi contratado, o brasileiro teve participação direta em 28 gols do Chelsea. Apenas Hazard (53) fez mais nesse período.

Recordista. Diego Costa chegou a 15 gols em 21 rodadas da Premier League. Drogba (2009/2010), Anelka (2008/2009) e Hasselbaink (01/02) haviam conseguido 14.

Jogos da 21ª rodada do Campeonato Inglês:

Sunderland 0 x 1 Liverpool
Burnley 2 x 1 Queens Park Rangers
Chelsea 2 x 0 Newcastle
Everton 1 x 1 Manchester City
Leicester 1 x 0 Aston Villa
Swansea 1 x 1 West Ham
West Bromwich Albion 1 x 0 Hull City