Topo

Inter vence com gol de P. Coutinho e se afasta do rebaixamento; Milan só empata

Philippe Coutinho celebra seu gol, decisivo na vitória da Inter de Milão sobre o Cagliari - AFP PHOTO / GIUSEPPE CACACE
Philippe Coutinho celebra seu gol, decisivo na vitória da Inter de Milão sobre o Cagliari Imagem: AFP PHOTO / GIUSEPPE CACACE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/11/2011 16h57

O brasileiro Philippe Coutinho fez sua parte para tirar a Inter de Milão de seu calvário na temporada. Com seu primeiro gol na Série A deste ano, o ex-vascaíno ajudou a equipe a vencer o Cagliari por 2 a 1 em casa e agora está três pontos acima da zona do rebaixamento para a segunda divisão. Fora, o Milan só empatou sem gols com a Fiorentina e perdeu a chance de colar na líder Udinese.

Com o resultado, a Inter soma modestos 11 pontos no Italiano e está na 16ª colocação, apenas o segundo time acima da zona da degola. Apesar de respirar um pouco mais aliviada na tabela, a equipe que foi campeã mundial no ano passado ainda está muito longe de ter maiores aspirações na temporada.

E a presença de Philippe Coutinho em campo só foi confirmada minutos antes do jogo. No aquecimento, o titular Sneijder sentiu dores e teve de ser poupado pelo técnico Claudio Ranieri. O brasileiro entrou na fogueira e deu conta do recado.

Meio desorganizada, a Inter tomou as ações do jogo desde o início, e criou chances no primeiro tempo com Zárate e Pazzini, titulares do ataque da equipe. Só que o placar só foi aberto no segundo tempo.

Aos 9minutos, após uma cobrança de falta, o brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta dominou no peito e bateu na saída do goleiro, gerando protestos do Cagliari por uma suposta posição irregular. Quando o torcedor começava a ficar apreensivo com o ataque dos visitante, comandado pelo ex-cruzeirense Thiago Ribeiro, a Inter reagiu.

Philippe Coutinho recebeu na entrada da área, aos 15 minutos, cortou para o pé direito e bateu com categoria no canto do goleiro. Foi o primeiro gol do brasileiro na Série A neste ano em que ele não vem recebendo muitas oportunidades.

A partir daí, com o jogo mais aberto e a vitória praticamente garantida, a Inter se deu ao luxo de relaxar. aos 44 minutos, Larrive descontou para o Cagliari e deu números finais aos confrontos. 

No fim da tarde, às 17h45 de Brasília, foi a vez do Milan entrar em campo contra a Fiorentina e tentar passar a líder Udinese. Só que mesmo com Seedorf, Robinho e Ibrahimovic em campo o time foi mal, foi prejudicado pela arbitragem que anulou um gol legal e só empatou por 0 a 0. 

Com isso, a equipe que ainda tem os brasileiros Alexandre Pato e Thiago Silva chega a 21 pontos e empata com a Udinese, que entra em campo neste domingo e pode disparar. A líder momentânea, no entanto, é a Lazio, que também empatou por 0 a 0 com o Napoli, fora de casa, e foi a 22 pontos.