Topo

Libertadores - 2019

Luxa teme crise, pede que torcida do Fla 'não dê porrada' e cita Vasco como exemplo

Vanderlei não escondeu a preocupação com a reação da torcida do Flamengo - Alexandre Vidal/ Fla Imagem
Vanderlei não escondeu a preocupação com a reação da torcida do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal/ Fla Imagem

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/01/2012 06h10

O discurso tranquilo após a derrota por 2 a 1 para o Real Potosí, na Bolívia, pela partida de ida da pré-Libertadores, não passou de uma tentativa de Vanderlei Luxemburgo de colocar "panos quentes" nos problemas que ainda insistem em rondar o Flamengo. Preocupado com a repercussão do resultado negativo entre os torcedores rubro-negros, o treinador não escondeu o temor por mais uma crise e pediu paz à torcida na chegada da delegação ao Rio de Janeiro, nesta quinta-feira.

Para Luxa, apesar de toda a "tempestade" enfrentada durante o período de preparação para a temporada, chegou a hora do torcedor rubro-negro abraçar o time e apoiá-lo no momento mais delicado, a partida de volta da próxima quarta-feira, no Engenhão, novamente contra o Real Potosí.

"O momento é decisivo e queremos o torcedor do nosso lado. Mesmo com a derrota hoje (quarta-feira), não queremos que ninguém vá para o aeroporto para dar porrada. Tem que lotar aquilo lá, mas para apoiar os jogadores. Espero que eles entendam que essa tempestade já passou", disse o treinador, quando questionado sobre uma possível recepção negativa por parte da torcida.

Buscando passar tranquilidade mesmo após a derrota, Luxemburgo usou o exemplo do rival Vasco na Copa Sul-Americana para mostrar que acredita em uma virada no Rio de Janeiro. "Competição sul-americana é complicada assim mesmo quando se joga fora de casa. O Vasco, por exemplo, tomou 2 a 0 aqui na Bolívia e meteu 8 quando voltou para lá (quando o time carioca venceu o Aurora-BOL por 8 a 3, em 2011). Tenho certeza que com a gente não vai ser diferente. O fator casa é muito importante", destacou Luxemburgo.

O discurso apreensivo, misturando esperança em um bom resultado na volta e preocupação com a reação de sua torcida, mostra bem o momento conturbado de Vanderlei no Flamengo. Mesmo confiante em um classificação à fase de grupos na Libertadores, o treinador sabe que seu futuro é incerto. Ainda que garanta que não vá pedir demissão, Luxa se sente esvaziado pela diretoria e sabe que a continuidade de seu trabalho no rubro-negro ainda é uma incógnita.

Enquanto aguarda os próximos capítulos da novela envolvendo sua permanência no clube, Luxemburgo prepara o time para os próximos jogos. No fim de semana, com um time misto, o Flamengo volta a campo pelo Campeonato Carioca para enfrentar o Macaé, no sábado. Já na próxima quarta, é a vez da partida decisiva contra o Potosí pela pré-Libertadores.