Topo

Libertadores - 2019

Bares de futebol ficam sem 'jogos escondidos' da Fox e são cobrados por torcedores

Bares que exibem futebol viram redutos procurados em jogos exibidos pela TV fechada - Rivaldo Gomes/Folha Imagem
Bares que exibem futebol viram redutos procurados em jogos exibidos pela TV fechada Imagem: Rivaldo Gomes/Folha Imagem

Bruno Freitas e Vitor Pajaro

Do UOL, em São Paulo

15/02/2012 06h00

O imbróglio que envolve a inserção do Fox Sports nas operadoras de TV fechada do país tem praticamente escondido alguns jogos da fase de grupos da Libertadores, e consequentemente deixado torcedores com opções escassas de ver o seu time em ação. Neste contexto, até mesmo os bares que costumam exibir partidas de futebol estão sendo cobrados por seus frequentadores habituais, que desejam assistir ao torneio sul-americano.

Detentora da exclusividade de direitos para a TV fechada, o Fox Sports estreou oficialmente no último dia 5 de fevereiro, mas ainda não conseguiu entrar nos pacotes de Sky e Net, operadoras que possuem cerca de 70% do mercado de assinatura no Brasil.

Por isso, alguns jogos que não estão na programação da Globo [detentora dos direitos para TV aberta] acabam quase ocultos. Na terça-feira, o grupo Fox divulgou uma nota oficial em que comunicava que seu canal de esportes está disponível nas operadoras CTBC, GVT, NEO TV, Nossa TV, Oi TV, RCA, Telefônica e TVA.

Segundo a emissora, isso alcança 1,3 milhão de assinantes, cerca de 10% do total de assinantes de TV paga do país. Ainda de acordo com a emissora, a negociação com as duas principais empresas do segmento "segue em ritmo acelerado e anúncios de novos acordos são esperados em breve".   

"Temos o pacote da Net. Tenho dez aparelhos de TV e um telão aqui, pago por ponto e gasto quase R$ 1 mil por mês. A gente está brigando com eles, eu pago tudo direitinho, e na hora que estou mais precisando não vou ter. A gente vive disso, recebemos todas as torcidas. Ando escutando: 'meu, dá um jeito nisso'. Graças a Deus o Corinthians vai passar na Globo", diz Sidney Elias, sócio-gerente do bar “Artilheiros”, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo.

NESTA QUARTA: POUCA GENTE VERÁ ESTREIA DO CAMPEÃO SANTOS

No começo da edição atual da Libertadores, o Fox Sports adotou a medida de usar outros canais do grupo que estão nos pacotes de Net e Sky, FX e Speed especificamente, para transmissões do torneio. Neste modelo, foram ao ar as transmissões de Internacional x Once Caldas-COL, Flamengo x Real Potosí-BOL e Fluminense x Arsenal-ARG. No entanto, a empresa suspendeu este tipo de improviso, até como uma maneira de estimular a pressão dos assinantes sobre as operadoras em questão.

JOGO HISTÓRICO DE ROBINHO EM 2003 TAMBÉM PASSOU QUASE ESCONDIDO

Na estreia da Copa Libertadores de 2003, o Santos não teve sua partida transmitida em TV aberta, nem por canais por assinatura. O jogo contra o América de Cali na Colômbia marcava o retorno da equipe ao torneio após uma longa ausência de 18 anos. Com show de Robinho, o time venceu por 5 a 1 e deixou o estádio aplaudido de pé.

Na época, a partida foi exibida para a Baixada Santista pela TV Santa Cecília, de propriedade do então presidente do clube, Marcelo Teixeira. O dirigente teria feito um acordo pontual com a Conmebol para exibir especificamente aquele jogo.

A partida em questão teve início às 0h05, no horário de Brasília. Na oportunidade, em razão de problemas técnicos, a TV de Marcelo Teixeira começou a transmitir o jogo com 20 minutos de atraso.

Sendo assim, nesta quarta-feira a estreia do atual campeão da Libertadores será exibida para poucos santistas. O time de Neymar e companhia entra em campo às 19h45 (de Brasília) para enfrentar o The Strongest, na Bolívia. A partida será transmitida somente pelo Fox Sports e em poucos bares que conseguiram assinar a tempo com operadoras que oferecem o canal. 

"É um problema muito grande. O torcedor do Inter já me cobrou pelo último jogo [contra o Juan Aurich-PER na semana passada]. Agora não tenho como passar o do Santos", afirma o proprietário do "Artilheiros".

Outros bares de São Paulo que investem em transmissões de futebol também torcem por uma resolução rápida entre Fox e as principais operadoras. Gerente do "Seu Beraldo", de Moema, Soraia Loyola relata que o estabelecimento tem pressionado a Net, mas que não vai atrás de uma concorrente, em razão da carência no contrato vigente.

A aflição para ver o jogo em questão atinge mais especificamente a cidade de Santos. Famosa por reunir torcedores do time em ocasiões importantes, a “Padaria Santista” não conseguirá exibir a partida de estreia dos atuais campeões.  

"Não vai ter jeito, deu zebra. Fiquei sabendo antes de ontem. Eu acho que é uma falta de respeito. O time que tem o melhor jogador do mundo não vai ser televisionado para a grande massa santista", declara Carlos Eduardo Fernandes, proprietário da padaria. "Precisam arrumar um jeito para as próximas partidas. Cogito até mudar de operadora. A tradição aqui é passar todos os jogos do Santos", acrescenta.

Também na Baixada Santista, o "Point 44" corre contra o relógio para não perder a freguesia tradicional em dias de partidas do time da Vila Belmiro. "O pessoal liga pra saber e a gente corre atrás para conseguir a transmissão, apesar de não saber se isso será possível", diz Salvatore Politano, proprietário do bar.

SANTOS FC CORRE PARA FECHAR COM TVA

Além dos torcedores, o Santos também precisou se adaptar ao impasse da Libertadores na TV fechada. Como a comissão técnica grava todos os confrontos do time para análise tática, o clube precisou correr e fechou às pressas contrato com uma das operadores que transmitirá a partida desta quarta na Bolívia.

Para o torcedor do Santos que não quiser acompanhar a estreia do time pelo rádio, surgem opções nos dois lados da serra. Em São Paulo, o projeto itinerante "Boteco da Vila" organiza reunião de santistas no restaurante "Vila Fiore", no Paraíso, com Fox Sports através da TVA. Na Baixada, por sua vez, o "Maria Chuteira Bar" comemora em seu site a assinatura do canal e promete a transmissão da partida contra o The Strongest (a partida também terá acompanhamento em tempo real pelo Placar UOL).

Para as próximas ocasiões deste tipo ao longo desta edição da Libertadores, a assessoria de comunicação do Santos informa que o clube estuda abrir a Vila Belmiro para que torcedores assistam aos jogos dentro do estádio, se houver anuência da Fox.

Enquanto não existir acordo entre Fox Sports e as operadoras Net e Sky, a aflição que nesta quarta-feira é dos santistas pode ser experimentada por torcedores de outros times brasileiros que disputam a Libertadores, como Corinthians, Flamengo, Fluminense, Inter e Vasco.

Em dezembro, a Globo emitiu um comunicado em que adiantava sua política de transmissões para a fase de grupos. Na nota, a emissora prometia dois jogos de brasileiros por rodada. A intenção é exibir para o Rio de Janeiro três jogos de cada um dos clubes cariocas (Fla, Flu e Vasco) nesta etapa do torneio. Para São Paulo, a divisão entre compromisso de Corinthians e Santos não foi detalhada, mas a expectativa é o privilégio para o campeão brasileiro na telinha, a julgar pelos patamares de audiência convencionais.