Topo

Libertadores - 2019

Vasco encara Alianza em cenário inóspito e busca vaga antecipada na Libertadores

Arquibancadas cercadas por arame farpado e ambiente hostil: desafio para o Vasco - Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco
Arquibancadas cercadas por arame farpado e ambiente hostil: desafio para o Vasco Imagem: Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/04/2012 06h10

Sem o conforto esperado e precisando vencer em território hostil para buscar a classificação antecipada às oitavas de final da Copa Libertadores. Desta forma, o Vasco enfrenta o Alianza Lima-PER, nesta terça-feira, às 22h, no alçapão do estádio Alejandro Villanueva. O cenário do confronto possui todas as dificuldades da competição: gramado ruim, estádio acanhado, muros pichados e até arame farpado separando os torcedores do campo.

Além da dificuldade natural de uma partida válida pela penúltima rodada da fase de classificação contra um adversário que ainda sonha com a vaga, o estádio aparece como mais um obstáculo que o Cruzmaltino terá de superar para chegar à próxima fase. Feito que pode ser consumado em dois dias. Para isso, basta que o time do técnico Cristóvão Borges vença o Alianza, e o Libertad-PAR derrote o Nacional-URU na próxima quinta-feira.

Os vascaínos estão cientes das dificuldades. No treino de reconhecimento do gramado, realizado na última segunda-feira, até a falta de energia elétrica precisou ser superada. Problemas que jogadores e comissão técnica tentam ignorar por uma boa apresentação.

  • Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco

    Torcida próxima ao campo e muro da arquibancada pichado: cenário de Libertadores no Peru

“Já passamos dificuldades dentro e fora de campo. Isso é Libertadores. O campo ruim não nos favorece, mas precisamos ganhar independentemente de questão de gramado, árbitro, viagens cansativas... Conversamos e esperamos superar tudo isso”, afirmou o técnico Cristóvão Borges.

O Vasco aposta em Felipe como condutor da equipe em território inimigo. Apenas o zagueiro Dedé não treinou na véspera por causa de dores na panturrilha esquerda. O camisa 26 foi o árbitro do recreativo, mas não será problema para a partida. Cristóvão Borges deve manter a escalação dos últimos jogos.

Pelo lado do Alianza Lima, a crise técnica e financeira domina o ambiente. No Campeonato Peruano, o time é o lanterna com dois pontos negativos. O clube foi punido pela federação em razão da falta de pagamento de salários aos jogadores. O risco de rebaixamento é considerável, assim como a possibilidade de o técnico José Soto perder o cargo.

Para o sereno Cristóvão Borges, a situação confecciona mais um obstáculo que o time precisará superar longe de casa. “A vida será dura por conta desses problemas. Vencer uma partida como essa representa melhora econômica e esportiva para o Alianza, que vai jogar uma final de Copa do Mundo. Será uma equipe agressiva. Mesmo com dificuldades, mostrou ser aguerrida, com dinâmica de jogo alta. Foi assim também em São Januário. Mesmo com um jogador a menos, criou problemas. Vamos trabalhar para neutralizar isso”, encerrou.

ALIANZA LIMA-PER X VASCO

Data: 03/04/2012, terça-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Local: Estádio Alejandro Villanueva, em Lima (PER)
Transmissão: Fox Sports
Árbitro: Saul Laverni (ARG)
Assistentes: Hernán Maidana (ARG) e Ernesto Uziga (ARG)

ALIANZA LIMA-PER
Libman; Carmona, Ibáñez, Ascues e Corrales; Hurtado, Quinteros, Bazán e Arroé; González e Fernández
Técnico: José Soto

VASCO
Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri; Rômulo, Eduardo Costa, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro
Técnico: Cristóvão Borges