Topo

Libertadores - 2019

Corinthians e Santos se reencontram em uma semifinal após 11 anos; veja o que mudou

Do UOL, em São Paulo

26/05/2012 06h02

No dia 13 de junho, Santos e Corinthians começam a decidir uma das semifinais da Copa Libertadores. Apesar da rivalidade e de, recentemente, terem disputado duas finais do Paulistão (2009 e 2011), os times não se encontravam em uma semifinal há 11 anos.

RELEMBRE COMO ERA O MUNDO EM 2001

Nem Facebook, nem Twitter, nem sequer Orkut. Redes sociais não eram o forte da internet naquela época. O que ocupava o tempo dos desocupados era um antigo MSN e o inesquecível ICQ. “ó- ôu!”

Na época, o Corinthians conseguiu um gol milagroso quase aos 48 minutos do segundo tempo e eliminou o Santos do Paulistão 2001.

O gol ficou marcado pela frieza de Ricardinho, autor do tento, mas também pela linda jogada de Gil, que fez o zagueiro André Luis engatinhar após drible desconcertante. Palmas ainda para a finta de Marcelinho Carioca que deixou a bola passar para a finalização do companheiro. (Assista ao gol)

De la para cá, foram 33 partidas entre as equipes com vantagem santista. 17 vitórias, 6 empates e 10 derrotas. Mas o que mudou de lá para cá? Passados 11 anos, muita coisa aconteceu, mas outras não mudaram tanto assim. Veja.

O QUE NÃO MUDOU...

  • O Corinthians continua sem estádio

    O sonho do estádio corintiano está próximo. O Itaquerão é prometido para inaugurar a Copa do Mundo de 2014 e enfim o fiel torcedor poderá encher a boca para falar que possui uma casa, mass assim como em 2001, o time continua mandando os seus jogos no Pacaembu

  • Libertadores continua sendo um sonho

    O Corinthians já igualou a sua melhor campanha na Libertadores e assim como em 2000 está na semifinal. A meta de Tite e seus comandados, no entanto, é acabar com a provocação de “Libertadores o Corinthians, nunca viu e nem vai ver”, um dos gritos mais entoados pelos rivais.

  • Léo, permanece na equipe

    Passados 11 anos, a lateral esquerda do Santos possui o mesmo dono: Léo. Após ser negociado com o Benfica, o jogador retornou ao clube e continua sendo um dos mais queridos pela torcida. Maior vencedor da história do Santos após a era Pelé, foi ele o responsável por converter o pênalti que deu a classificação ao Santos nas quartas de final.

O QUE MUDOU DE LÁ PARA CÁ

  • Santos sem geração Robinho

    A geração de Robinho ainda não tinha explodido. O atacante, ainda franzino, já fazia parte das categorias de base, mas só teria uma chance no time de cima no ano seguinte, quando encantou o Brasil e conquistou o título brasileiro de 2002.

  • Uma conquista após 18 anos

    O troféu do Brasileiro de 2002, inclusive, foi o título que tirou o Santos de uma fila de 18 anos sem conquistas. Com Robinho, Diego, Elano, Léo e cia, o Santos venceu o Corinthians em duas partidas marcadas pelas pedaladas do então camisa 7 santista.

  • Modernização da Vila e CT

    O estádio da Vila Belmiro e o CT Rei Pelé ficaram mais modernos nesse período. A Vila ganhou diversos camarotes e placar eletrônico, enquanto o CT teve a conclusão do projeto e a construção do Hotel Recanto dos Alvinegros, onde concentra o time.

  • Corinthians foi rebaixado

    Uma das passagens mais tristes da história do Corinthians aconteceu em 2007. A geração do zagueiro Betão foi rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro. Na última rodada o time precisava derrotar o Grêmio, mas não conseguiu. Ao fim da partida, a torcida corintiana apoiou e cantou pela primeira vez o “Eu nunca vou te abandonar”.

  • Ronaldo não era penta e nem fiel

    Em 2001, Ronaldo era o principal nome da Inter de Milão e mesmo após a segunda lesão grave no joelho, se recuperava para ser peça fundamental na conquista do pentacampeonato do Brasil. Depois disso, ele ainda vestiu a camisa Real Madrid e Milan e só depois surgiu com a 9 do Corinthians.

  • CT Joaquim Grava

    Se ainda não tem estádio, o Corinthians pelo menos pode comemorar a construção do seu Centro de Treinamento. O CT Joaquim Grava, no Parque Ecológico, é um dos mais modernos do país e fez com quem o time abandonasse de vez o Parque São Jorge.

  • Neymar, Ganso e Laor

    Quando o santista escuta o nome de suas principais estrelas e do atual presidente, Luis Alvaro Ribeiro, já pensa em conquistas. Com ele no comando, o Santos venceu três vezes o Paulista, a Copa do Brasil 2010 e a Libertadores 2011. Tudo isso com ajuda da principal joia, Neymar, que ao lado de Ganso ainda faz história no clube.

  • Sina de vitórias

    Depois do título de 2001, o Corinthians manteve o ritmo de conquistas. Ganhou o Torneio Rio-São Paulo em 2002; Paulista em 2003 e 2009; Copa do Brasil em 2002 e 2009; Brasileirão em 2005 e 2011 e a Série B em 2008.