Topo

Libertadores - 2019

Presidente santista reprova "receita de gambás" de Fucile; Corinthians ignora provocação

Jorge Fucile provoca corintianos e coloca receita para "comer gambás a Santos" - Reprodução
Jorge Fucile provoca corintianos e coloca receita para "comer gambás a Santos" Imagem: Reprodução

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

28/05/2012 15h35

O presidente Luís Álvaro Ribeiro não gostou da provocação na página oficial de Jorge Fucile, no Facebook. O lateral uruguaio postou uma receita para comer “gambás a Santos”. Em espanhol, a palavra gambas (sem acento) significa camarões. No Brasil, os rivais usam o nome do bicho para provocar o Corinthians, adversário do Santos na semifinal da Copa Libertadores. 

FUCILE E A RECEITA PARA COMER GAMBÁ

  • Leandro Moraes/UOL

    Com ironia e uso de um falso cognato entre a língua espanhola e portuguesa, a página do Facebook do lateral uruguaio Jorge Fucile provocou o Corinthians neste domingo ao publicar uma receita para comer “gambás” a Santos. Em espanhol, a palavra gambas (sem acento) significa camarões. No Brasil, os rivais usam o nome do bicho para provocar os corintianos.

Na opinião do presidente do Peixe, a provocação deveria ter sido evitada. Já Mario Gobbi, mandatário do Timão, ignorou o fato.

"Não gostei. Foi uma brincadeira que não deveria ter sido feita, mesmo sendo uma brincadeira boba. As pessoas têm que ter noção da importância das mídias sociais com os torcedores. Eu mesmo faço questão de não provocar os torcedores rivais. Por isso, todos me tratam bem na torcida do Corinthians. Os jogadores têm que fazer o mesmo", afirmou o dirigente, nesta segunda-feira.

Também presente no evento, Gobbi foi breve na resposta e disse que não vai se meter no assunto. "A gente prefere ficar quieto, não é uma coisa nossa".

O texto postado na página do santista cita Neymar e Fucile como ingredientes, e “campo de futebol” como o lugar para fazer a receita, além de dizer que o prato precisa ser feito com 11 gambas.

“Lave os gambas rapidamente com água fria, escorra e coloca em um campo de futebol, estendidos”, diz Fucile. “Aqueça os gambás na grelha e polvilhe com dois ou três gols”, completa ele.

A repercussão foi rápida nas redes sociais. A mensagem foi apagada e, no lugar, uma mensagem com uma explicação. Segundo o comunicado, a página tem, sim, o apoio do lateral uruguaio, mas não é administrada diretamente por ele. Essa página do Facebook possui detalhes pessoais do jogador, como vídeos gravados na casa do jogador e mensagens a amigos. 

VEJA A PROVOCAÇÃO DE JORGE FUCILE

  • REPRODUÇÃO