Topo

Libertadores - 2019

Clássico Santos x Corinthians dá maior audiência para a Globo desde 2010

No clássico, Corinthians levou a melhor e venceu por 1 a 0 - Fernando Donasci/UOL
No clássico, Corinthians levou a melhor e venceu por 1 a 0 Imagem: Fernando Donasci/UOL

Guilherme Costa

Da Máquina do Esporte, em São Paulo (SP)

15/06/2012 15h57

O Corinthians venceu por 1 a 0 fora de casa, mas não foi o único a festejar o resultado obtido na noite da última quarta-feira, contra o Santos, em duelo válido pelas semifinais da Copa Santander Libertadores de 2012. A TV Globo, que exibiu o confronto com exclusividade na rede aberta, também teve um excelente motivo para celebrar. Com 39 pontos de média de audiência, a partida igualou o melhor resultado do futebol no canal desde 2010.

Naquele ano, o Corinthians fez a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores. Nas oitavas de final do torneio, jogou contra o Flamengo. O duelo de volta, realizado no Pacaembu, rendeu 43 pontos de audiência à Globo.

O que torna o resultado de Santos x Corinthians ainda mais expressivo é que a Globo obteve 39 pontos com o primeiro jogo. Para comparação, Flamengo x Corinthians, que abriu o mata-mata em 2010, gerou “apenas” 37 pontos.

Depois do Corinthians x Flamengo de 2010, a maior audiência da Globo com futebol havia sido registrada em um Brasil x Equador, válido pela Copa América do ano passado. O jogo teve 39 pontos no Ibope.

A maior audiência em um jogo do Santos de 2010 até esta temporada havia sido registrada exatamente na decisão da Libertadores do ano passado. Campeão, o time alvinegro rendeu 33 pontos e 36 pontos à Globo nos dois jogos contra o Peñarol.

Na última quarta-feira, o mais impressionante foi a quantidade de televisores sintonizados em Santos x Corinthians. Entre os aparelhos ligados naquele momento, 58,5% viam o jogo da Libertadores.

O futebol ainda alcançou outros 7,5% dos televisores ligados. Esse foi o percentual de pessoas que viram a vitória do Palmeiras por 2 a 0 sobre o Grêmio, em Porto Alegre, no primeiro duelo das semifinais da Copa Kia do Brasil.

O jogo do certame nacional foi exibido pela TV Bandeirantes em rede aberta. O canal teve média de cinco pontos com a transmissão, mas chegou a um pico de audiência de dez pontos.

Cada ponto no Ibope equivale a 58.300 domicílios sintonizados. O resultado considera apenas dados de São Paulo, região que é referência para o mercado publicitário.