Topo

Libertadores - 2019

Greve de caminhoneiros pode adiar primeira partida da final da Libertadores

Argentina sofre com a paralisação; grande protesto ocorrerá na data do jogo - REUTERS/Marcos Brindicci
Argentina sofre com a paralisação; grande protesto ocorrerá na data do jogo Imagem: REUTERS/Marcos Brindicci

Do UOL, em São Paulo

22/06/2012 09h59

Uma greve de caminhoneiros argentinos pode adiar a data da primeira partida da final da Copa Libertadores entre Boca Juniors e Corinthians. O jogo está marcado inicialmente para a próxima quarta-feira em Buenos Aires, mas corre o risco de ser alterado para a quinta, dia 28.

“Estamos cientes da medida anunciada para esta quarta e nós vamos esperar um pronunciamento da Conmebol”, disse o presidente do Boca Juniors, Daniel Angelici.

A Conmebol ainda não se pronunciou a respeito. No site oficial da entidade, a partida está marcada para quarta-feira, sem horário definido.

Um protesto composto por caminhoneiros argentinos está agendado em frente à Casa Rosada, sede da presidência argentina, justamente no dia do jogo. O sindicato dos caminhoneiros cobra aumento de 25% do salário e redução de impostos. Com a greve, diversos setores já estão sendo afetados pela falta de combustíveis e outros produtos.

Outro fator pode interferir na primeira partida da decisão entre Boca x Corinthians. O estádio La Bombonera pode ser vetado para esse jogo.

A Comissão de Segurança local, ligada à AFA (Associação de Futebol Argentino) estuda impedir a realização da partida no estádio devido ao uso de sinalizadores no jogo entre Boca x Universidad de Chile, no duelo de ida das semis da Libertadores.

A equipe de segurança apontou outros dois problemas apresentados no estádio do Boca: um objeto atingiu a cabeça do bandeirinha no jogo contra a Universidad, além da entrada de uma bandeira fora dos padrões de segurança locais.

A diretoria do Boca diz que tomará medidas para evitar que os problemas se repitam na decisão. O clube argentino acredita que o jogo aconteça na Bombonera, mas alguns setores podem ser vetados para a presença de público.