Topo

Libertadores - 2019

Em final histórica contra o Boca, Corinthians tenta se libertar de traumas e atingir o auge

Campeões do Brasileiro, jogadores do Corinthians podem entrar de vez para história - Leonardo Soares/UOL
Campeões do Brasileiro, jogadores do Corinthians podem entrar de vez para história Imagem: Leonardo Soares/UOL

Carlos Padeiro

Do UOL, em Buenos Aires (Argentina)

27/06/2012 06h00

Chegou o dia tão esperado para o torcedor corintiano. O sonho de disputar uma final de Copa Libertadores se tornará realidade nesta quarta-feira, a partir das 21h50, quando a equipe do técnico Tite encara o Boca Juniors, em La Bombonera. O duelo da volta ocorre dia 4 de julho, no Pacaembu.

BLOGUEIROS COMENTAM A DECISÃO

Juca Kfouri
"Libertadores: a decisão será no jogo número 13". Leia mais
Ricardo Perrone
"Esquema ilegal promete colocar corintiano na Bombonera sem ingresso". Leia mais
Luiz Ceará
"O Boca não assusta mais, palavra de Zenon" Leia mais

Campeões nacionais, Tite e os jogadores sabem que podem entrar de vez para a história do time alvinegro e encerrar uma sequência de traumas que começou em 1991, justamente contra o Boca. Na ocasião, os argentinos levaram a melhor nas oitavas de final e foram os responsáveis pela primeira frustração corintiana em um mata-mata de Libertadores (em 1977, quando o torneio recebia pouca importância, o Timão caiu na primeira fase, fato irrelevante meses antes da conquista do Paulista e o fim da fila de 23 anos sem títulos).

O ciclo de vexames pela América do Sul pode ser encerrado contra o mesmo Boca. Seria o auge de um clube que já faturou até o Mundial da Fifa, em 2000, porém nunca levantou o troféu mais importante de seu continente, fato que gera gozações dos rivais.
 
“Esse é o momento que a gente esperava, que toda criança sonha, disputar a final de uma Libertadores contra o Boca, em La Bombonera, e por um clube como o Corinthians. É a vez de desfrutar desses dois jogos, com responsabilidade, mas desfrutar e dar o nosso melhor”, observou Emerson Sheik, principal nome no ataque paulista.
 

Para abrilhantar ainda mais o possível título, o adversário é o temido Boca Juniors, carrasco dos brasileiros e hexacampeão da Libertadores.

COMPARE OS DOIS ELENCOS FINALISTAS

  • Posição por posição, confira os dois times e vote em quem leva a melhor entre Corinthians e Boca

“É um time místico. O Boca Juniors tem muita história, mas isso não entra em campo. O Corinthians também tem história. Venceu Paulista, Copa do Brasil, Brasileiro, torneios difíceis, e agora chegou à sua primeira final de Libertadores. É uma oportunidade que caiu no nosso colo e a chance de escrever uma história que ainda não foi escrita, de ser os responsáveis por essa libertação", comentou o meia Alex.
 
Já os xeinezes, apelido do Boca, buscam fazer pela quinta vez uma vítima brasileira em decisões de Libertadores – já bateram Cruzeiro (1977), Palmeiras (2000), Santos (2003) e Grêmio (2007). É a primeira chance de igualar o hepta do Independiente, maior ganhador da história da competição sul-americana.
 
O veterano Riquelme, de 34 anos, é o craque do elenco comandado por Julio Falcioni. “Riquelme é um símbolo não só do Boca Juniors, mas também do futebol argentino. Mas o Boca também tem o Viatri, que faz gols, o Ledesma, que sobe pelas laterais, o Mouche, muito bem no ataque, o Schiavi, experiente, e outros", ponderou Tite.
 
BOCA JUNIORS X CORINTHIANS
 
Data: 27/6/2012, quarta-feira
Horário: às 21h50 (de Brasília)
Local: La Bombonera, em Buenos Aires (Argentina)
Transmissão na TV: Globo e Fox Sports
Árbitro: Enrique Osses (CHI) 
Assistentes: Francisco Mondria e Carlos Astroza (ambos do CHI)
 
Boca Juniors 
Orion; Roncaglia, Caruzzo, Schiavi e Clemente Rodríguez; Ledesma, Somoza, Erviti e Riquelme; Pablo Mouche e Santiago Silva 
Técnico: Julio César Falcionis
 
Corinthians
Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Emerson Sheik
Técnico: Tite