Topo

Libertadores - 2019

Pelé relembra pressão em La Bombonera e caso de racismo: "los macaquitos de Brasil"

Pelé se recusou a vestir camisa do Corinthians em respeito aos santistas - Ricardo Nogueira/Folhapress
Pelé se recusou a vestir camisa do Corinthians em respeito aos santistas Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Vitor Pajaro

Do UOL, em São Paulo

27/06/2012 12h11

Torcedor declarado do Santos, Pelé já afirmou que o Corinthians terá sua torcida na final da Copa Libertadores contra o Boca Juniors. Apesar de ter rejeitado vestir a camisa do clube, ele tratou de dar dicas para o time de Tite e relembrou que já sofreu com o racismo jogando em La Bombonera.

“Jogar lá é sempre muito complicado. Na minha época não havia registros da imprensa e não fazem ideia do que passávamos dentro do campo. O Santos era um time experiente e só faltava jogar na Lua, mas lá foi algo impressionante. Lembro como se fosse hoje na nossa entrada em campo a torcida do Boca cantando 'los macaquitos de Brasil, los macaquitos de Brasil', tudo para desestabilizar a gente”,  contou o Rei do Futebol.

“Nós conseguimos vencer lá, pois o time era experiente, tranquilo. Só que a pressão é complicado. Espero que o Corinthians tenha a mesma tranquilidade”, completou Pelé durante o evento que relançou o personagem Pelezinho, de Mauricio de Sousa.

Nesta quarta-feira, Corinthians e Boca Juniors fazem o primeiro jogo da final da Copa Libertadores em Buenos Aires. O jogo de volta é na proxima semana, no Pacaembu.

Pelé já havia manifestado sua torcida pelo Corinthians na final da competição continental, mesmo tendo sido o clube o responsável pela eliminação de seu Santos. O Rei do futebol, porém, se recusou nesta quarta-feira a vestir a camisa da equipe do Parque São Jorge.

COMPARE OS DOIS ELENCOS FINALISTAS

  • Posição por posição, confira os dois times e vote em quem leva a melhor entre Corinthians e Boca

“Não é a primeira vez que vocês fazem isso comigo. Já me pediram para vestir a camisa do Palmeiras, do Boca, do Milan, mas não vou vestir porque os torcedores do Santos iriam ficar muito chateados. Não vou vestir”, disse Pelé, ao ser indagado pelo repórter Rafael Cortez, do CQC.

O ex-craque voltou a falar que espera que o Corinthians vença a competição continental, mas sem perder o bom humor e as brincadeiras.

“Embora haja uma rivalidade entre os clubes do Brasil, eu sou Brasil, sou brasileiro. Vou torcer para o Corinthians”, falou Pelé.

“Meus amigos são-paulinos falaram ‘como você faz um treco desses’, mas eu disse ‘pô, o Corinthians me deu tantas alegrias’”, completou o santista, que teve o clube do Parque São Jorge como sua principal vítima em seus tempos de atleta.