Topo

Libertadores - 2019

Conmebol pune Corinthians e clube terá jogos com portões fechados na Libertadores

Incidente aconteceu na partida entre Corinthians e San José - AP Photo/Juan Karita
Incidente aconteceu na partida entre Corinthians e San José Imagem: AP Photo/Juan Karita

Do UOL, em São Paulo*

21/02/2013 23h25

A Conmebol puniu o Corinthians na noite desta quinta-feira (21). Em um comunicado oficial, a entidade anunciou que o clube paulista jogará com portões fechados até que uma decisão seja tomada, com prazo máximo de 60 dias. O motivo do comunicado foi a morte de Kevin Espada, torcedor de 14 anos que morreu na partida da última quarta-feira (20).

Além de ficar sem torcedores nas partidas no Pacaembu, o Corinthians não poderá contar com torcida nas partidas que jogar fora de casa. Os clubes que duelarão contra o time paulista estão proibidos de vender entradas para corintianos.

"As partidas do Corinthians como mandante serão disputadas de portões fechados. Nos jogos que o clube disputará como visitante, seus torcedores não terão acesso a ingressos", declarou nesta quinta-feira à AFP o porta-voz da Conmebol, Nestor Benítez.

A punição preventiva da entidade é por causa do sinalizador que atingiu o jovem Kevin Espada logo após o gol do Corinthians aos cinco minutos de jogo contra o San José. Após ser atingido, o garoto morreu ainda no estádio.

Por causa da morte do garoto, 12 torcedores do Corinthians estão detidos em Oruro, local da partida entre os clubes. Todos eles foram indiciados por homicídio.

COMUNICADO DA CONMEBOL

*Com informações da agência AFP

TORCEDORES DIVERGEM SOBRE PUNIÇÃO; DEIXE SEU COMENTÁRIO

  • A punição da Conmebol ao Corinthians, que deverá atuar em suas partidas como mandante na Libertadores sem público, fez com que os torcedores que comentam no UOL Esporte mostrassem diversas opiniões. Veja abaixo quem concorda e quem discorda da punição.

    A favor da punição ao Corinthians:

    - nnt: Sou corinthiano, estou envergonhado, espero punição rigorosa para os bandidos culpados desta morte. espero que o Corinthians cumpra a punição e jogue sem torcida, para isso não se repetir. Tenho nojo das pessoas que parecem contentes com o acontecido.

    - TIC_JD: Achoque a pena é justa, pois foi a torcida que cometeu o crime e não o clube, dessa forma seria injusto tirar a equipe do torneio. Agora vale lembrar que torcedores que cometem atos de agressões e muitas vezes mortes têm em todas as torcidas, já vimos outros casos de morte aqui no Brasil mesmo com vários outros times.

    - Renatinhozl: Sou são paulino, mas não acho que o Corinthians deveria ser expulso da competição pelo fato ocorrido, porém a punição de jogar sem público eu acho justa, pois quem causou o problema foram os torcedores então eles devem ser punidos sem poder ver seu time jogar... Agora, se o clube recorrer da punição eu sou a favor da exclusão do clube em competições internacionais pois mostra-se conivente com a atitude da torcida que ASSASSINOU uma criança. Se regras estavam claras ou não, não importa, um erro não justifica o outro.

    Contra a punição:

    - Bruno Vet: O clube não poderia ser penalizado pelo acontecido, pois não tem nada a ver com o fato. A polícia da Bolívia, o San José e a administração do estádio é que feriram o regulamento da CONMEBOL ao permitir que todas as duas torcidas entrassem com fogos de artificio. Se eles tivessem respeitado o regulamento, nada disso teria acontecido.

    - m.tess: Mas é o poste fazendo xixi no cachorro. A culpa é dos organizadores do evento, Conmenbol, Federação local, San.José, revista da polícia e do infeliz que soltou o sinalizador. Sou palmeirense, quero levar a família ao futebol e se culparem o Corinthians não estarão tomando as medidas certas.

    - Turco 100: Acho que foi injusto, afinal foram os jogadores ou a comissão técnica que disparou o artefato? A responsabilidade é da polícia boliviana que deixou bandidos entrar com os fogos, assumiram o risco. Acho que a punição para o Corinthians deveria resultar em uma multa pesada, e proibir a entrada das organizadas do Corinthians, pois tem corinthianos que não são bandidos e nem irresponsáveis. Mas já que não tem jeito, mas isso será um combustível para o Corinthians buscar o Bi -Libertadores, e honrar os torcedores honesto e de bem e a morte do menino.