Topo

Libertadores - 2019

Conmebol fala em 'fatos lamentáveis' no Pacaembu e estuda punir arbitragem

Corintianos apontaram Amarilla como o maior responsável pela eliminação - Nelson Antoine/AP Photo
Corintianos apontaram Amarilla como o maior responsável pela eliminação Imagem: Nelson Antoine/AP Photo

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

16/05/2013 13h01

A Conmebol informou nesta quinta-feira que avaliará uma possível suspensão do trio de arbitragem no empate entre Corinthians e Boca Juniors, 1 a 1, no Pacaembu. Em contato com o UOL Esporte, o assessor da entidade, Nestor Benitez, entendeu que o juiz paraguaio Carlos Amarilla e os assistentes Cárlos Cáceres e Rodney Aquino causaram “fatos lamentáveis” durante a partida pelas oitavas da Libertadores.

“Temos uma comissão específica para avaliar a atuação do árbitro e dos assistentes. Com o Amarilla não será exceção. Ele seguramente será avaliado por essa atuação entre Corinthians x Boca. Vamos conferir relatórios, assim como imagens da TV para analisar esses fatos lamentáveis que ocorreram”, destacou o assessor da Conmebol.

Dois gols do Corinthians foram anulados (um de Romarinho e outro de Paulinho) pela arbitragem, que assinalou erradamente impedimento.

Amarilla e o assistente Rodney Aquino não viram o jogador Marin colocar a mão na bola dentro da área, no começo do jogo, com 0 a 0 no placar, em jogada com Émerson. O corintiano reclamou com Amarilla e foi advertido com cartão amarelo.

Romarinho estava em condição legal quando marcou. O prejuízo corintiano foi ainda maior porque o Boca marcou 1 a 0 pouco após a saída de bola no impedimento inexistente em Romarinho.

O time paulista também contesta outro pênalti não marcado, em que Emerson foi empurrado na entrada da área, no segundo tempo.

“Isso vai depender do que for decidido pela comissão da Conmebol [possibilidade de Amarilla ser cortado do restante da Libertadores]. Seguiremos critérios técnicos. Mas o trio pode ser suspenso”, acrescentou Benitez.

Classificado às quartas da Libertadores, o Boca enfrentará o Newell´s Old Boys.