Topo

Se vencer clássico, São Paulo pegará Cruzeiro; veja prováveis duelos

Do UOL, em São Paulo

22/04/2015 22h03

Se vencer o Corinthians no clássico paulista desta quarta, o São Paulo vai pegar o Cruzeiro nas oitavas de final da Copa Libertadores. O cruzamento dos dois ainda forçaria um outro duelo brasileiro, com o próprio Corinthians ou o Inter no caminho do Atlético-MG.

Com dois jogos restantes na fase de grupos da Libertadores, a projeção já pode ser feita no simulador do chaveamento no UOL Esporte (confira aqui).

Hoje, o São Paulo entrará em campo com 9 pontos, dois à frente do San Lorenzo. Para não depender do time argentino, o clube tricolor tem de bater o Corinthians no Morumbi. Neste caso, chegaria a 12 pontos e viraria o melhor vice-líder da primeira fase. Seu rival no primeiro mata-mata, então, será o pior primeiro colocado, que é justamente o Cruzeiro.

Além disso, uma vitória do São Paulo também forçaria um outro confronto brasileiro. Com 13 pontos, o Corinthians entra em campo com a terceira melhor campanha, atrás de Boca e Tigres e um pouco à frente do Inter, que está empatado mas tem dois gols a menos de saldo.

Uma vitória são-paulina por 1 a 0, então, manteria o Corinthians como o terceiro melhor líder, que enfrentará o sexto melhor segundo lugar, ou seja, o Atlético-MG – neste cenário, o Inter pegaria o Guarani (PAR). Se a eventual derrota no Morumbi for por dois gols de diferença, o time comandado por Tite será ultrapassado pelo Inter. Isso inverteria o chaveamento, com os colorados cruzando com o Galo e o Corinthians no caminho dos paraguaios do Guarani.

Só que o clássico também pode não ter um fim totalmente agradável para o São Paulo, é claro. Um empate, por exemplo, deixa os tricolores dependendo do resultado de San Lorenzo x Danubio. Se ainda assim a equipe avançar, o rival nas oitavas será o Independiente Santa Fé – neste cenário, o Corinthians vai a 14 pontos e segue encarando o Atlético-MG.

Caso o clássico do Morumbi termina com vitória alvinegra, o Corinthians ultrapassa o Tigres, faz a segunda melhor campanha e encara o Universitário Sucre. Neste cenário, o São Paulo só não seria eliminado no caso de uma improvável vitória do Danubio contra o San Lorenzo, na Argentina. Se isso acontecer, o rival tricolor seguirá sendo o Santa Fé.