Topo

Jornal diz que Conmebol decidiu punir o Boca, e River enfrentará o Cruzeiro

Do UOL, em São Paulo *

15/05/2015 12h37

* Nota atualizada às 13h17

O jornal argentino La Nación informou nesta sexta-feira que a Conmebol penalizará o Boca Juniors pelo ataque com spray de pimenta ocorrido no intervalo do clássico argentino disputado na quinta, na Bombonera. De acordo com a publicação, a entidade oficializará na tarde desta sexta o River Plate como vencedor do jogo pelo placar de 3 a 0.

Com isso, o River avançará para as quartas da Libertadores e terá o Cruzeiro como próximo adversário.

Drone "invade" La Bombonera durante a paralisação de Boca x River - AFP PHOTO / JUAN MABROMATA - AFP PHOTO / JUAN MABROMATA
Drone apareceu no campo durante o clássico. Dispositivo fantasiado de fantasma foi utilizado para ironizar o River
Imagem: AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

A Conmebol teria aplicado o artigo 23 do regulamento disciplinar da entidade. O artigo estabelece derrota por 3 a 0 ao clube que não reprimir violência da torcida dentro do estádio, cuja ação acarrete em graves prejuízos ao time rival.

A partida estava empatada por 0 a 0 no momento em que ocorreu a confusão no túnel que dá acesso ao campo. Gás de pimenta foi lançado em direção aos jogadores do River Plate.

Três jogadores do River sofreram queimaduras de 1º grau e vários atletas relataram impossibilidade de continuar a partida após serem atingidos pelo gás. A polícia não identificou o autor da desordem e que estava na torcida do Boca.

Imagens de torcedores do Boca em atitude suspeita contribuíram para que as autoridades decidissem pela punição ao time mandante.

A arbitragem suspendeu o jogo, mesmo restando os 45 min finais, mais os acréscimos.

A entidade sul-americana se reuniu com o Ministério Público argentino nesta sexta para conferir informações sobre a Bombonera. O estádio foi interditado pelo MP para que provas do ataque fossem preservadas.

No primeiro jogo entre as equipes, o River venceu por 1 a 0, na semana passada.

A Conmebol analisou a posição da Secretaria Nacional de Segurança da Argentina, que atribuiu ao Boca Juniors a culpa pelos incidentes que culminaram na suspensão da partida.

"A responsabilidade é unicamente do Boca. É indiscutível isso. Houve negligência por parte do clube na hora de providenciar a segurança interna", disse Sergio Berni, secretário de segurança, ao programa de televisão argentino 'Animales Sueltos de América', da América TV.