Topo

Novas imagens com torcedores em atitudes suspeitas podem complicar o Boca

Do UOL, em São Paulo

15/05/2015 08h38

Novas imagens que circulam pela internet podem complicar a situação do Boca Juniors. Um dos registros fotográficos mostra dois torcedores do Boca Juniors em atitude suspeita, supostamente preparando ataque com gás de pimenta no túnel destinado aos atletas do River Plate. A foto foi tirada por uma pessoa que acompanhava o clássico no setor destinado à torcida do Boca e postada nas redes sociais.

Outra imagem mostra um torcedor do Boca com um controle na mão. O amigo chegou a postar a foto em sua conta particular na internet, mas apagou minutos depois diante da enorme repercussão causada. "Co piloto do drone da B!", escreveu o dono da conta, chamada de "Gonzaperlo". Em post seguinte, ele negou ser o piloto do dispositivo, dizendo que o controle não seria do drone presente no estádio.

A partida foi suspensa na volta para o segundo tempo em virtude do incidente. O jogo estava empatado por 0 a 0. Três jogadores do River sofreram queimaduras de 1º grau e vários atletas relataram impossibilidade de continuar a partida após serem atingidos pelo gás.

Depois de cerca de uma hora de paralisação, a Conmebol e o trio de arbitragem anunciaram que o jogo não continuaria. A entidade ainda não se pronunciou sobre o caso.  Boca e River faziam o segundo confronto das oitavas da Libertadores. Na primeira partida, o River venceu em casa por 1 a 0. O ganhador dessa chave encara o Cruzeiro nas quartas.

Torcedores do Boca supostamente controlando o drone que apareceu dentro do estádio no clássico argentino - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A suspensão foi definida depois de seguidas conversas entre jogadores, dirigentes dos clubes e representantes da Conmebol, que deixaram o peso da decisão nas costas do juiz. No fim, pesou a condição física do elenco do River Plate. Não há, no entanto, uma definição sobre o futuro da eliminatória. 

"Estão queimados por uma substância irritante. Temos quatro jogadores comprometidos", disse o médico do River, Pedro Hansing, ao La Nación. "Eles têm queimaduras de primeiro grau, não podem continuar", completou o médico do jogo, de acordo com a TyC Sports. Três deles ao menos são Funes Mori, Kranevitter e Ponzio, que tiraram a camisa e mostraram marcas de queimadura nas costas. 

Ao jornal La Nación, Marcelo Gallardo, técnico do River, disse que o gás foi lançado dentro do túnel inflável que é instalado pela organização do jogo. 

Boca pode ser punido com derrota por 3 a 0

Se for considerado responsável pelo incidente da Bombonera, o Boca pode ser enquadrado no artigo 23 do código disciplinar da Conmebol, que diz que "qualquer equipe por cuja responsabilidade se determine o resultado de uma partida, se considerará perdedora desse encontro por 3 a 0".

É por isso que a reação imediata da direção do Boca é a condenação ao ato e o distanciamento dos culpados.

"[Sinto] tristeza, amargura e impotência, porque isso escapa de nós. Como dirigentes fizemos tudo o que há para fazer. Esses imprevistos ninguém pode prever", disse José Requejo, diretor do Boca, à TyC Sports na saída do estádio. Há quem diga o contrário.

"A responsabilidade é unicamente do Boca, é indiscutível isso. Houve negligência por parte do clube na hora de gerar a segurança interna", disse Sergio Berni, secretário de Segurança do país, que se pronunciou após o cancelamento do jogo e teve de explicar porque a polícia não barrou o gás e o drone na revista. "Uma revista é exatamente isso, uma revista. Não é garantia de nada", simplificou o político, de acordo com o Olé.

Por isso, a Conmebol aguarda o desenrolar dos fatos. O próximo ato será a análise da súmula, que deve ser entregue ainda nesta sexta.