Topo

Expulsão de Gabriel abre espaço para retorno do experiente Ralf após lesões

Ralf em ação no treino do Corinthians: ele não disputa um jogo oficial há mais de 100 dias - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Ralf em ação no treino do Corinthians: ele não disputa um jogo oficial há mais de 100 dias Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Dassler Marques e Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

09/08/2018 04h00

O Corinthians de Osmar Loss apostou nos novatos na Libertadores na partida de ida das oitavas de final. Depois da derrota por 1 a 0 para o Colo-Colo, no Chile, em jogo marcado pela expulsão do volante Gabriel, o treinador alvinegro terá de recorrer novamente aos veteranos, pois Ralf será o substituto do camisa 5 no duelo de volta.  Assista ao gol e aos melhores momentos do jogo.

O jogador de 34 anos deve voltar à equipe corintiana já no próximo domingo, contra a Chapecoense, em confronto válido pelo Campeonato Brasileiro. Recuperado de uma lesão muscular sofrida após uma cirurgia no ombro, ele está afastado dos jogos oficiais desde o dia 25 de abril.

Ralf voltou ao Corinthians no começo deste ano depois de duas temporadas na China. Reserva em um primeiro momento, o volante superou Gabriel na reta final do Campeonato Paulista ao ser titular, inclusive, na decisão contra o Palmeiras.

À época, o técnico Fábio Carille colocou em prática o plano de recorrer aos veteranos. Além de Ralf, o Corinthians foi ao mercado para contratar Emerson Sheik, Júnior Dutra, Henrique e Renê Júnior, priorizando os jogadores mais rodados.

Com Loss, o Corinthians se aproximou da ideia do presidente Andrés Sanchez, que não esconde os planos em relação ao time. O mandatário planejou contratar jovens como Angelo Araos e Douglas para, na visão dele, fortalecer a equipe nos próximos anos.

Ralf quase ficou à disposição para o jogo do Chile

O volante Ralf sofreu uma grave lesão no ombro esquerdo na partida contra o Vitória, ainda nas oitavas de final da Copa do Brasil. O problema o afastou dos gramados e brecou a boa fase como titular.

O jogador se recuperou durante a parada da Copa do Mundo e voltou aos campos nas partidas amistosas contra Cruzeiro e Grêmio. Uma lesão muscular na panturrilha sofrida diante dos gaúchos, porém, atrapalhou os planos dos médicos.

Depois de Ralf se recuperar mais uma vez, a comissão técnica alvinegra chegou a cogitar relacioná-lo para o jogo contra o Colo-Colo, mas optou por resguardar o volante para a partida contra a Chapecoense.

A partida de volta contra o Colo-Colo será no próximo dia 19. O Corinthians precisa vencer o time chileno por dois gols de diferença para avançar às quartas de final da Libertadores. Se fizer 1 a 0, a decisão será nos pênaltis.