Topo

Carrasco do Real, Lewandowski abandonou primeira comunhão para jogar bola

Lewandowski faz sinal de 4 e comemora atuação histórica contra o Real Madrid - REUTERS/Kai Pfaffenbach
Lewandowski faz sinal de 4 e comemora atuação histórica contra o Real Madrid Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach

Do UOL, em São Paulo

24/04/2013 18h17

Quem vive a rotina do futebol internacional já ouviu falar de Robert Lewandowski, em menor ou maior intensidade. No entanto, o mundo menos informado quer saber nesta quarta-feira quem é o grandalhão atacante polonês que conseguiu a façanha de marcar quatro gols no Real Madrid na mesma partida, na vitória do Borussia Dortmund por 4 a 1 na semifinal da Liga dos Campeões.

Lewandowski tem 24 anos e traz na história pessoal casos curiosos, como o dia em que abandonou a própria cerimônia de primeira comunhão para poder jogar bola.

O primeiro jogador na história a anotar quatro gols no Madrid competições europeias causou constrangimento na igreja em sua juventude. Seu pai pediu ao padre para que a cerimônia fosse mais curta, em razão de uma partida da equipe juvenil do filho. Mesmo assim Lewandowski não pôde esperar e deixou a missa na metade, se trocando para o futebol dentro do carro da família.

Artilheiro faz quatro, Borussia repete Bayern e atropela o Real Madrid

  • REUTERS/Kai Pfaffenbach

    Se o Bayern de Munique mostrou a força do futebol alemão na última terça, ao golear o Barcelona por 4 a 0, o Borussia Dortmund ratificou o poder teutônico nesta quarta. Em partida inspirada do atacante Lewandowski, autor de quatro gols, a equipe aurinegra atropelou o Real Madrid por 4 a 1, em Dortmund, e agora pode perder por até dois gols de diferença em Madri que ainda assim vai à final da Liga dos Campeões.

Lewandowski vem de uma família ligada ao esporte na Polônia. O pai, Krzysztof, foi judoca campeão e ainda jogou futebol na segunda divisão do país. A mãe, Iwona, foi jogadora de vôlei, esporte que hoje também tem como adepta sua irmã, Milena.

O atacante do Borussia Dortmund é noivo de Anna Stachurska, medalha de bronze pela Polônia na Copa do Mundo de caratê de 2009.

Na adolescência Lewandowski chegou a treinar atletismo, mas decidiu usar sua altura (1,84 m) para o futebol. Depois da morte do pai, o futuro atacante, então com 15 anos, passou a ser o esteio da família. Hoje ajuda a sustentar a mãe e a irmã na Polônia.

Cobiçado por grandes da Europa como Bayern de Munique e Manchester United, Lewandowski chegou ao Dortmund no meio de 2010, por uma quantia de 4 milhões de euros, pagos ao Lech Poznan. Recentemente o Borussia manifestou publicamente que não pretende liberar seu goleador tão fácil.

No ultimo ano, Lewandowski marcou o primeiro gol da Eurocopa 2012, mas não conseguiu ajudar a sua Polônia a passar pela fase de grupos. Hoje é o vice artilheiro da Liga dos Campeões, com 10 gols, dois atrás de Cristiano Ronaldo. 

Real é atropelado e se junta ao Barça como alvo de piadas

  • Arte UOL