Topo

Liga dos Campeões tem jogo adiado, recorde de Ronaldo e queda de invicto

Do UOL, em São Paulo

11/12/2013 01h58

Com um recorde pessoal de Cristiano Ronaldo, o fim da invencibilidade do Bayern de Munique e a reação do Manchester United, a abertura da rodada derradeira da fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa tinha tudo para ser quente. No entanto, a imagem que mais marcou entre as partidas de terça-feira mostrou exatamente o oposto. Galatasaray e Juventus fizeram um duelo em Istambul (Turquia) pela segunda posição da chave B, mas o embate precisou ser interrompido aos 30min do primeiro tempo por causa da grande quantidade de neve no gramado da Turk Telecom Arena.

Vice-líder com seis pontos conquistados, a Juventus precisava apenas de um empate para assegurar vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões. O Galatasaray dependia de um triunfo para avançar na principal competição de clubes do Velho Continente. O frio, contudo, postergou as emoções desse duelo.

Com isso, as emoções da última rodada do Grupo B ficaram restritas à vitória do Real Madrid por 2 a 0 sobre o Copenhague. O resultado eliminou os dinamarqueses, que estacionaram nos quatro pontos, e ratificou a liderança dos espanhóis, que chegaram a 16.

A campanha quase perfeita do Real na fase de grupos, porém, não foi o assunto no jogo. Não em dia de recorde de Cristiano Ronaldo, que marcou um dos gols merengues, chegou a nove e bateu o recorde de um jogador na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Ronaldo ainda teve chance de chegar ao décimo gol, mas desperdiçou um pênalti aos 44min do segundo tempo. O português soma 59 bolas nas redes adversárias na Liga e é o terceiro maior artilheiro da história – perde apenas para Raúl (71) e Messi (65).

O jogo contra o Copenhague marcou o retorno de Ronaldo, que havia ficado afastado por três partidas do Real Madrid na temporada por causa de uma lesão. Na rodada anterior da Liga dos Campeões, ele havia desfalcado a equipe merengue contra o Galatasaray.

Manchester United iguala feito de 2007/2008

  • Outra marca da terça-feira na Liga dos Campeões foi registrada no Grupo A. O Manchester United, que já havia assegurado a primeira posição, venceu o Shakhtar Donetsk por 1 a 0 e ratificou 100% de aproveitamento como mandante na fase de grupos. O time inglês não conseguia isso desde a temporada 2007/2008, quando conquistou o título continental.

    Além de ter dado uma marca expressiva ao Manchester United, que no fim de semana havia perdido para o Newcastle pela Premier League, o resultado esquentou a briga pelo segundo lugar do grupo. O Shakhtar ficou com oito pontos e perdeu a vaga nas oitavas de final para o Bayer Leverkusen, que bateu a Real Sociedad por 1 a 0 na Espanha.

    Nem a legião de brasileiros foi suficiente para tirar o Shakhtar dessa gelada. O time ucraniano teve cinco atletas do país como titulares (Alex Teixeira, Douglas Costa, Fred, Luiz Adriano e Taison), além de Bernard e Fernando, que saíram do banco e entraram na partida.

PSG poupa titulares e perde para o Benfica

  • Outro time que apostou no Brasil e se deu mal foi o Paris Saint-Germain. Lucas foi titular, mas atuou mal e não evitou um revés por 2 a 1 para o Benfica na última rodada do Grupo C.

    O PSG, líder da chave, poupou uma série de jogadores. O Benfica chegou a dez pontos após o triunfo, mas não conseguiu ultrapassar o grego Olympiacos, que tem a mesma pontuação e avançou às oitavas de final por contar com saldo de gols superior.

    Essa vantagem do Olympiacos só foi possível porque o time grego bateu o Anderlecht por 3 a 1 na terça-feira. Os belgas tiveram dois jogadores expulsos.

Manchester City vira e finda invencibilidade do Bayern

  • O jogo mais quente da terça-feira foi realizado na Allianz Arena, em Munique. O Bayern de Munique chegou a 15min de partida vencendo por 2 a 0, mas permitiu uma reação e uma virada do Manchester City, que venceu por 3 a 2.

    Com o resultado, as duas equipes encerraram a fase com 15 pontos. E o Bayern de Munique, com saldo de gols superior, ficou com a primeira posição do Grupo D. O City avançou em segundo, e CSKA Moscow e Viktoria Plzen acabaram eliminados.

    Apesar da classificação e do primeiro posto, porém, o Bayern de Munique teve razões para lamentar muito o resultado de terça-feira. Foi o primeiro revés do time alemão, atual campeão, na temporada 2013/2014 da Liga dos Campeões.