Topo

Hospitalidade: visitantes fizeram a festa em rodada da Liga dos Campeões

Do UOL, em São Paulo

20/02/2014 06h00

Depois das vitórias de Barcelona e Paris Saint-Germain na terça-feira, a rodada desta quarta das oitavas de final da Liga dos Campeões trouxe triunfos de Bayern de Munique e Atlético de Madri. Em comum, um fato curioso: pela primeira vez na história da competição, todos os jogos de uma rodada terminam em vitória das equipes visitantes.

Existe uma simpatia que diz que, para expulsar de casa visitas indesejadas, o anfitrião deve colocar uma vassoura atrás de sua porta. Foram Arsenal e Milan, porém, que acabaram varridos diante de sua própria torcida nesta quarta, a exemplo do que havia ocorrido na véspera com Manchester City e Bayern Leverkusen.

No San Siro, o Milan bem que tentou encurralar o Atlético e mostrar que estava em seus domínios. Kaká acertou o travessão, e o goleiro Courtois apareceu muito bem nas cinco vezes em que os rossoneros acertaram o alvo nas finalizações . Foi o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa o responsável pelo final indigesto, com um gol de cabeça aos 38 minutos do segundo tempo.

O atacante, após a partida, em entrevista ao Canal Plus, repassou os louros da vitória ao goleiro, que foi eleito o melhor jogador em campo.

“Para isso que ele está aqui, é um dos melhores do mundo. Temos muita confiança nele, nos dá uma mão impressionante”, disse.

No Emirates Stadium, casa do Arsenal, fatos bizarros aconteceram. Logo no começo do jogo, Özil perdeu um pênalti; Alaba retribuiu o favor pelo Bayern, mas o goleiro Szczesny havia sido expulso no lance da falta.

Com um a mais, os alemães atropelaram, cada vez mais com a cara de Guardiola: 73% de posse de bola, e duas jogadas de Lahm – deslocado para o meio de campo pelo treinador espanhol. Gols de Kroos e Muller.

Os maus convidados deixaram os mandantes em uma situação muito complicada na competição. Mesmo assim, ainda pregam cautela, como disse Neuer, goleiro do Bayern, após à partida.

“Muita coisa ainda pode dar errado. É só olhar o Arsenal jogando quando ainda tinha todos os jogadores”, disse, ao site da UEFA.

Se quiserem reverter a situação e prosseguir às quartas de final da competição mais importante do futebol europeu, Milan, Arsenal, Leverkusen e Manchester City terão que repetir a proeza de seus algozes: ir a casa do adversário, não tomar conhecimento da torcida e sair com uma vitória. Missão praticamente impossível.

Kaká tenta, mas quem marca é Diego Costa e Atlético sai na frente do Milan

  • AFP PHOTO/ GIUSEPPE CACACE

Bayern bate Arsenal em jogo de pênaltis perdidos pela Liga dos Campeões

  • REUTERS/Eddie Keogh