Topo

Arsenal avança na Liga em jogo com lance polêmico envolvendo brasileiro

Do UOL, em São Paulo

27/08/2014 17h38

O Arsenal assegurou a vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões com a vitória por 1 a 0 sobre o Besiktas em Londres. O chileno Alexis Sánchez anotou o único gol da partida, marcada por um lance polêmico envolvendo o brasileiro Ramon, do time turco. O ex-lateral de Corinthians, Flamengo e Vasco caiu na área dos ingleses, mas a arbitragem não assinalou o pênalti.

No primeiro tempo o Besiktas equilibrou a posse de bola e chegou à área do Arsenal em algumas oportunidades. Aos 40min, o brasileiro Ramon apareceu na cara do gol em condições de marcar, mas foi ao chão reclamando de uma falta por trás de Jack Wilshere. O banco do time turco protestou bastante contra a arbitragem do português Pedro Proença, principalmente o técnico croata Slaven Bilic.

E quase no lance seguinte o Arsenal conseguiu abrir o placar. Após uma tabelinha entre Mesut Ozil e Wilshere, a bola sobrou no lado direito do ataque para Sánchez. O chileno então anotou seu primeiro gol pela equipe inglesa com um chute cruzado, rasteiro.

No segundo tempo o Arsenal fez uma coleção de gols perdidos, abusando do preciosismo com Sánchez em um contra-ataque de três atacantes contra dois defensores. Em seguida o francês Mathieu Debuchy foi expulso e obrigou os ingleses a recuarem para defender a vantagem [as duas equipes haviam empatado sem gols no jogo de ida na Turquia]. 

GOLEIRO DA SELEÇÃO FALHA FEIO, E NAPOLI PERDE

Na Espanha, o Napoli do brasileiro Rafael Cabral foi eliminado com derrota de virada para o Athletic Bilbao por 3 a 1. As equipes vinham de um empate na partida de ida na Itália. O goleiro convocado para os primeiros amistosos de Dunga à frente da seleção falhou feio no segundo gol da equipe espanhola.

Rafael foi titular na partida em Bilbao e participou do lance mais impressionante do primeiro tempo, quando o francês Aymeric Laporte perdeu grande oportunidade para a equipe da casa, com o gol totalmente vazio, após um desvio do ex-goleiro do Santos.                      

No segundo tempo, o Napoli abriu o placar com o esloveno Marek Hemsik. Em seguida Rafael fez grande defesa em disparo de Balenziaga de fora da área. Mas os italianos não aguentaram a pressão do time da casa e cederam os gols que o Athletic necessitava.

O espanhol Aritz Aduriz anotou duas vezes e Ibai Gómez completou o placar. No gol da virada, Rafael saiu da área de forma atrapalhada e deixou o atacante adversário passar com a bola, com o gol livre a sua disposição. 

Já na Alemanha, o Bayer Leverskusen marcou contra o Kobenhavn logo nos primeiros segundos de jogo, quando o sul-coreano Son Heung-Min roubou uma bola na intermediária e avançou até finalizar. Em seguida o time da casa construiu uma vitória tranquila por 4 a 0 para avançar à próxima fase.

A rodada também contou com a classificação do Malmo, da Suécia, que derrotou os austríacos do Red Bull Salzburg por 3 a 0, em casa.

Na última terça-feira, o Zenit também assegurou a vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões ao bater o Standard de Liège por 3 a 0, com dois gols de Hulk. Também avançaram Porto, Maribor (Eslovênia), BATE Borisov (Belarus) e Apoel (Chipre).

UEFA SORTEIA OS GRUPOS NESTA QUINTA-FEIRA

A Uefa sorteia os grupos da próxima fase em evento na Suíça nesta quinta-feira, às 12h30 (horário de Brasília). A partir deste estágio ingressam na disputa as forças mais tradicionais do continente, como o Real Madrid, vencedor da última edição.