Topo

Goleiro brasileiro do Benfica é expulso e Zenit vence com gol de Hulk

Do UOL, em São Paulo

16/09/2014 17h36

Hulk e Witsel marcaram nesta terça-feira e o Zenit venceu o Benfica em Portugal por 2 a 0, pela primeira rodada do Grupo C da Liga dos Campeões. Além do gol de Hulk, o goleiro brasileiro Artur foi expulso ainda no primeiro tempo e deixou o Benfica por mais de 70 minutos com um jogador a menos.

Com este resultado, a equipe da Rússia é líder da chave no saldo de gols, já que no outro jogo do grupo o Monaco venceu o Bayer Leverkusen por 1 a 0, gol de João Moutinho. O time francês voltou a disputar uma partida na principal competição europeia após dez anos - o último jogo dos monegascos havia sido a derrota para o Porto por 3 a 0 na final de 2004.

Na próxima rodada, no dia 1 de outubro, Zenit jogará em São Petesburgo contra o Monaco. Já o Benfica tentará se recuperar fora de casa contra o Bayer Leverkusen. 

O melhor: Hulk - além de ter marcado o primeiro gol do jogo, o brasileiro acertou uma bola na trave e participou de praticamente todas as melhores oportunidades de ataque da equipe russa. O meia Danny também teve uma atuação decisiva, por provocar a expulsão de Artur e dar a assistência para o gol de Witsel.

O pior: Eliseu - Óbvio que a expulsão de Artur prejudicou toda a estratégia do Benfica, mas o lateral esquerdo português foi muito mal na marcação individual além de deixar espaços por subir demais ao ataque sem criar chances reais de gol. Além de dar muita liberdade para Hulk, a má atuação de Eliseu ainda sobrecarregou os zagueiros Jardel e Luisão.
 
Chave do jogo: A expulsão de Artur mudou o jogo. Aos 17 minutos do primeiro tempo, o meia Danny arrancou completamente livre e obrigou o brasileiro a sair da área e agarrar o jogador adversário. Como era o último homem, o goleiro recebeu o cartão vermelho direto. Assim, o Benfica abriu mão do meia-atacante Talisca para colocar o goleiro reserva, que prejudicou o volume ofensivo dos portugueses.
 
Toque dos técnicos: André Villas-Boas conhece bem o futebol português. Antigo técnico do Porto, arquirrival do Benfica, o treinador armou uma estratégica que se mostrou bastante eficiente: seu time marcou na defesa e explorou as jogadas de velocidade, aproveitando a lentidão dos marcadores benfiquistas e os espaços pelos lados do campo.
 
Para lembrar:
 
Inaugural: o atacante brasileiro Hulk marcou o primeiro gol da fase de grupos da Liga dos Campeões 2014/2015. O jogador marcou aos 6 minutos do primeiro tempo.
 
Velhos conhecidos: Javi García, Witsel e Garay defenderam o Benfica sob a gestão de Jorge Jesus. Além do trio, André Villas-Boas e Hulk trabalharam juntos no Porto e Danny começou a carreira no Sporting de Lisboa.
 
BENFICA 0 X 2 ZENIT
 
Data: 16 de setembro de 2014
Horário: 15h45 (de Brasília)
Local: Luz, em Lisboa (Portugal)
Árbitro: Svein Oddvar Moen (NOR)
Assistentes: Kim Thomas Haglund (NOR) e Frank Andas (NOR)
Cartões amarelos: Maxi Pereira, aos 15 min. do 2ºT, Javi García, aos 20 min. do 2ºt (BEN)
Cartão vermelho: Artur, aos 17 min. do 1ºT (BEN)
Gols: Hulk, aos 6 min. do 1°t, e Witsel, aos 22 min. do 1ºt
 
Benfica: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Eliseu; Enzo Pérez, Samaris (André Almeida, aos 30 min. do 2ºt); Gaitán, Sálvio; Talisca (Paulo Lopes, aos 20min. do 1ºt) e Lima (Derlei, aos 28 min. do 2ºt)
Técnico: Jorge Jesus
 
Zenit: Lodygin; Smolnikov (Anyukov, no intervalo), Lombaerts, Garay, Criscito; Javi García, Shatov, Witsel; Danny; Hulk (Arshavin, aos 39 min. do 2ºt), Rondón (Mogilevets, aos 31 min. do 2ºt)
Técnico: André Villas-Boas