Topo

Chelsea perde festival de gols, mas bate Sporting por 1 a 0

Do UOL, em São Paulo

30/09/2014 17h36

O Chelsea se recuperou nesta terça-feira do empate na estreia no Grupo G (1 a 1 com o Schalke 04 em casa) da Liga dos Campeões: mesmo perdendo um festival de chances claras, conseguiu bater o Sporting, em Lisboa, por 1 a 0, gol do volante Matic, de cabeça.

O resultado deixa o time na liderança do chave de forma isolada. É que na outra partida do grupo o Maribor, da Eslovênia, chegou a desenhar uma zebra, mas o Schalke 04 conseguiu arrancar um empate jogando em casa após sair atrás no marcador: 1 a 1. O Chelsea, então, é o único com 4 pontos; alemães e eslovenos ficam com dois pontos cada; e os portugueses aparecem na lanterna com apenas um.

Fases do jogo: Mesmo jogando em Portugal, José Mourinho surpreendeu e escalou o Chelsea bem ofensivo, com apenas um volante e três meias: Fábregas, Hazard e Oscar. O esquema deu muito certo a partir do momento que o Sporting acreditou que poderia aproveitar o suposto "vazio" no meio defensivo rival e tentou o ataque - os ingleses passaram toda a primeira etapa achando espaços na s costas da zaga portuguesa.

Foi assim que, com um minuto, Diego Costa perdeu chance clara saindo cara a cara com o goleiro Rui Patrício; também foi dessa maneira que Oscar achou Schürrle livre na área para driblar o goleiro, mas demorar para chutar e perder a chance; e que o mesmo Schürrle perdeu a melhor chance após Diego Costa cruzar rasteiro para trás. Os seguidos gols perdidos pelo chão foram interrompidos pela bola aérea: Hazard cobrou falta e Matic cabeceou para encobrir o Rui Patrício.

Na etapa final, o Sporting perdeu duas chances com Nani, ex-Manchester United, que não conseguiu brilhar contra o rival de seu antigo clube. Rui Patrício seguiu com boas defesas para salvar os portugueses (em destaque uma novamente nos pés de Schürrle), mas o placar não foi alterado.

O melhor: Rui Patrício - Se não fosse o goleiro português, o Chelsea teria saído de campo com uma tranquila goleada. Mas o arqueiro praticou defesas com os pés, se jogando depois de ser driblado e cara a cara com os atacantes rivais. Foram cinco defesas de ótimo nível no total.

O pior: Sarr - O lateral esquerdo do Sporting viu todos os ataques do Chelsea serem criados em suas costas na primeira etapa - curiosamente, com exceção do lance do gol. E isso não acontecia porque ele ataca demais, e sim porque dava o bote nos defensores na hora errada ou se adiantava para tentar a chamada "linha burra". Diego Costa fez a festa pela direita do ataque sempre acertando o posicionamento para sair sem ninguém à sua frente.

Chave do jogo: O Chelsea (e Mourinho) é tão bom jogando focado na defesa que, mesmo quando é claramente melhor que o rival, sabe usar o contra-ataque. Com a velocidade de Diego Costa e Schürrle, além dos bons passes de Oscar, os ingleses chegavam com facilidade à área rival e sempre livres. Só faltou o capricho na finalização.

Para lembrar: Na próxima rodada, o Chelsea joga em casa contra o Maribor para consolidar a liderança ao final do 1° turno - jogo no dia 21/10. Na mesma data, o Sporting visita o Schalke 04 para tentar se recuperar no Grupo G.

Eslovenos seguram empate na Alemanha

Maribor -  -
Torcida do Maribor acende sinalizadores após gol do time na Alemanha

O Maribor, da Eslovênia, surpreendeu o Schalke 04 nesta terça, também pleo Grupo G, ao conseguir empate de 1 a 1 fora de casa.

No primeiro tempo, os eslovenos não se intimidaram e atacaram mais (4 chutes no gol, contra só um dos alemães) e foram recompensados com gol de Bohar aos 33 min, após bela jogada pela esquerda de Viler.

Na etapa final, o Schalke acordou, chegou a 15 finalizações, até que Huntelaar conseguiu empatar o duelo aos 11 minutos. O centroavante aproveitou um passe para trás da zaga do Maribor, roubou a bola e bateu forte e rasteiro. Mas, apesar da pressão, a virada alemã não ocorreu, para felicidade da empolgada torcida eslovena.

Para lembrar: É apenas a segunda participação do Maribor na Liga. Em 2000, caiu na fase de grupos com apenas uma vitória (sobre o Dínamo de Kiev) e quatro derrotas. Só que, no último jogo daquela ocasião, empatou por 0 a 0 com o Bayer Leverkusen. Ou seja, é o terceiro empate seguido do clube na história da Liga e o segundo consecutivo em visitas a Alemanha.