Topo

Totti quebra recorde, faz pela 1ª vez na Inglaterra e Roma empata com City

Do UOL, em São Paulo

30/09/2014 17h38

Provocar alguns jogadores pode ser um risco e tanto, ainda mais se for um craque. E o Manchester City descobriu isso nesta terça-feira. Pouco antes do jogo contra a Roma, o clube inglês alfinetou o ídolo italiano no Twitter dizendo que ele nunca havia marcado na Inglaterra. A resposta? Um golaço do camisa 10 e o empate por 1 a 1 no Etihad Stadium. Sergio Agüero fez para os ingleses. 

Além de acabar com o jejum, Totti ainda se tornou o jogador mais velho a marcar na Liga dos Campeões da Europa. Com 38 anos e três dias, o meia superou o recém-aposentado Ryan Giggs, dono do antigo recorde (37 anos e nove meses).

O empate deixou a Roma na segunda posição do grupo E, com quatro pontos. O Manchester City conquistou o seu primeiro ponto após perder para o líder Bayern de Munique na estreia e ocupa o terceiro lugar. 

Fases do jogo: A postura da Roma não poderia ser mais clara nos minutos iniciais: segurar o City e se arriscar no contra-ataque rápido. Só que o plano quase desmoronou aos quatro minutos. Maicon derrubou Agüero na área e o árbitro Björn Kuipers marcou pênalti. O próprio Agüero foi para a cobrança e abriu o placar.

Foi então que surgiu Francesco Totti. O ídolo da Roma aproveitou o lançamento rasteiro e tocou de cavadinha na saída de Joe Hart para igualar aos 23 minutos e fazer pela primeira vez na Inglaterra.

O empate deixou os italianos ainda mais à vontade para utilizar o contra-ataque. A Roma se defendeu bem e fez bem a transição para o ataque, sempre finalizando de longa distância. Prova disso foram as chances criadas por Totti e Pjanic, ambas assustando Hart.

O melhor: Francesco Totti – O astro da Roma fez um golaço e ainda usou da experiência para ajudar a cadenciar o ritmo de jogo. Alternando arremates de longe ou chutando a bola no adversário para ganhar um lateral, o meia segurou o City até onde deu antes de ser substituído por Iturbe.

O pior: Responsável pelo Twitter do City: A provocação a Totti na rede social antes da partida vai ter que ser engolido a seco. Além disso, o City ocupa apenas a terceira colocação no grupo.

Toque dos técnicos: Rudi Garcia, técnico da Roma, foi muito bem ao manter sua equipe fiel ao estilo mais defensivo mesmo levando um gol com quatro minutos do primeiro tempo. Sem desespero, o time conseguiu encaixar o seu jogo, empatou e teve até mesmo a chance da virada.

Para lembrar

Vovô Totti: Provocado antes da partida no Twitter oficial do Manchester City, Francesco Totti respondeu com seu primeiro gol na Inglaterra. O astro, que completou no fim de semana 38 anos, se tornou o jogador mais velho a marcar na Liga dos Campeões.

Mão na bola ou bola na mão? Polêmica recente no Brasileirão, a Liga dos Campeões mostrou o seu jeito de lidar com bola na mão. Ainda no primeiro tempo, Manola deu um carrinho para cortar um cruzamento e a bola bateu na mão do defensor. No entanto, o juiz ignorou as reclamações do City e deixou o lance seguir sinalizando que o lance foi sem intenção.