Topo

Real bate Liverpool, mas Cristiano Ronaldo adia recorde na Liga

Do UOL, em São Paulo

04/11/2014 19h34

O Real Madrid venceu o Liverpool por 1 a 0 e conseguiu a classificação antecipada para o mata-mata da Liga dos Campeões.

Cristiano Ronaldo, no entanto, não conseguiu seu objetivo pessoal. Embora tenha tentado à exaustão, o português passou em branco e adiou a quebra do recorde de gols na história Liga dos Campeões, que hoje pertence a Raúl (ex-Real e Schalke 04, da Alemanha).

Foi o primeiro jogo do português sem marcar após 12 jogos consecutivos. Com isso, Cristiano Ronaldo continuou com 70 gols contra 71 do velho ídolo do Real Madrid. Messi tem 69 e joga nesta quarta contra o Ajax.

Menos mal para o atual Bola de Ouro que o Real fez sua parte. Com um gol solitário de Benzema, o time espanhol furou a defesa bem postada do Liverpool e chegou a 12 pontos no Grupo B. Com mais duas rodadas pela frente, a equipe já está garantida na próxima fase, enquanto Liverpool, Basel e Ludogorets brigarão pela segunda vaga.

Fases do jogo:
Em uma fase encantada, coberto de elogios e grandes resultados, o Real Madrid dá a impressão de que vai vencer a qualquer momento, só não se sabe como e de quanto. Contra um Liverpool recheado de reservas e fechado na defesa, a sensação não foi diferente.

A missão para o Real Madrid era superar o bloqueio do Liverpool. A estratégia foi a mesma das últimas rodadas, com trocas de passes rápidas, muita movimentação e chutes a gol a todo momento. O problema é que o time inglês foi bastante competente no que se propôs a fazer: defender-se.

Mignolet, em especial, se destacou com defesas difíceis, mostrando reflexos que faltaram há duas semanas, quando falhou duas vezes em Anfield. O belga parou Cristiano Ronaldo, Isco e Modric, e só não fez o mesmo com Benzema porque Kolo Toure deixou o francês livre dentro da pequena área para abrir o marcador.

Era a vitória esperada pelo Real, mas não do jeito que se imaginava, a começar por Cristiano Ronaldo, que tentou de todas as formas e só bateu na parede. O Liverpool, ainda que tenha saído derrotado, mostrou um caminho para bater o time merengue, com dedicação na defesa e saída veloz para o ataque. O problema é que, no caso dos ingleses, faltou qualidade nos homes de frente para bater a marcação dos donos da casa.

O melhor: Marcelo. Jogo se desenhava duro para o Real Madrid, com o Liverpool fechadinho e truncando a partida. O brasileiro, então, descolou um cruzamento na medida para Benzema, que furou o bloqueio inglês e decidiu o jogo no Santiago Bernabeu.

O pior: Se o gol de Benzema foi fundamental e mudou o rumo do jogo, foi também por culpa de Kolo Touré. O veterano marfinense estava marcando o francês no momento do cruzamento de Marcelo e não o acompanhou, provavelmente acreditando que a bola sairia. Não aconteceu e o Liverpool pagou por isso.

Chave do jogo: Persistência do Real. Pelos lados, pelo meio, pelo alto ou em trocas de passes por baixo, o time merengue não cansou de tentar. Organizado, manteve a posse de bola qualificada, como se convencionou dizer na Espanha sobre a troca de passes combinada com chutes a gol, premiada com o lance de Benzema.

Toque dos técnicos: Brendan Rodgers, técnico do Liverpool, passou os últimos dias prometendo jogar de igual para igual, mostrando a força do clube inglês. Em cima da hora, porém, mandou todas as suas estrelas para o banco e escalou os reservas na defesa. Perdeu de novo, mas teve mais sucesso que há duas semanas, quando levou 3 a 0 em casa com força máxima.

Para lembrar:
Casillas histórico:
Se Cristiano Ronaldo briga gol a gol com Messi pela artilharia, o goleiro do Real tem uma disputa jogo a jogo com Xavi. Nesta terça, ele chegou a 144 partidas na Liga, uma a mais que Xavi, ícone do Barcelona.

Chuta-chuta: Na ânsia de fazer seu gol e bater a marca de Raúl, Cristiano Ronaldo soltou o pé. Segundo o site Whoscored, especializado em estatísticas, o português finalizou dez vezes, na maioria delas parando em Mignolet.

Balotelli em baixa: Rodgers optou pelos reservas, mas ainda assim mandou seu recado ao italiano, que foi muito mal no jogo de ida contra o Real. No segundo tempo, quando lançou o Liverpool à frente, o técnico colocou Gerrard, Sterling e Philippe Coutinho e manteve o grandalhão no banco.  

Basel x Ludogorets:
Na Suíça, o Basel deu poucas chances à surpresa da Bulgária e devolveu a derrota de duas semanas atrás com estilo: fez 4 a 0 sem direito a apelação. Com o triunfo, o time dos Alpes vai a seis pontos e está três à frente Liverpool e o próprio Ludogorets, que têm duas rodadas para tentar voltar à briga por uma vaga no mata-mata.