Topo

Oscar e Ramires começam no banco e Chelsea tropeça na Eslovênia

Do UOL, em São Paulo

05/11/2014 19h35

O Chelsea empatou com o Maribor por 1 a 1, em Maribor (Eslovênia), nesta quarta-feira, pelo Grupo G da Liga dos Campeões.

Após perder muitas chances no primeiro tempo, o time inglês sofreu um golaço de Ibraimi no começo da etapa final. Após ir para cima com tudo, os Blues só empataram com gol de Matic.

Com este resultado, o Chelsea continuou líder de sua chave com oito pontos enquanto o time esloveno está com três e caiu para lanterna após a vitória do Sporting sobre o Schalke por 4 a 2.

Entre os titulares do Chelsea, apenas dois brasileiros: o lateral esquerdo Filipe Luis e o meia William. No segundo tempo, entraram Oscar e Ramires. O brasileiro naturalizado Diego Costa entrou no intervalo.

Fases do jogo: Com menos de dez minutos de jogo, o Chelsea criou três boas oportunidades de gol, duas delas saindo dos pés do meia Cesc Fábregas. A primeira (e uma das únicas) chances do Maribor no primeiro tempo foi aos 13 minutos, quando o brasileiro Tavares lançou para Zahovic, que não conseguiu ter velocidade para superar Cech.

Aos 22, Willian cruzou forte e rasteiro, o goleiro Handanovic rebateu para o meio da área e Schurrle - completamente sozinho, em posição legal e com o gol aberto - mandou para fora. O Chelsea seguiu nesta toada no primeiro tempo: com mais posse de bola e criando chances. O único porém foi Drogba, que reclamou de dores duas vezes, mas seguiu até o intervalo no sacrifício.

Só que no segundo tempo, o Maribor veio para o jogo: logo aos cinco minutos, Zouma afastou mal um cruzamento e Ibraimi acertou um belo chute do bico direito da grande área no ângulo do goleiro Cech. O gol fez com que a equipe inglesa viesse para o tudo ou nada. Mourinho colocou Diego Costa, Oscar e Ramires e o jogo ficou franco, com os Blues pressionando, mas dando muito espaço para o contra-ataque.

O melhor: Matic - o gigante volante sérvio de 1,94m foi o único volante de ofício do Chelsea na partida. Praticamente impecável em suas funções defensivas, ainda ajudou o ataque. Ele garantiu o domínio inglês do meio-campo e ainda marcou o gol de empate, aproveitando uma bola desviada de Diego Costa, aos 27 minutos do segundo tempo.
 
O pior: Filipe Luis - o lateral esquerdo brasileiro pouco apareceu no ataque e só foi lembrado no jogo ao receber um cartão amarelo e ao ser fintado no gol do Maribor. Sua saída para a entrada de Ramires melhorou o Chelsea, que passou a ter mais opções ofensivas.
 
Chave do jogo: Aos 39 do segundo tempo, Hazard foi para cima do Maribor, acabou sendo derrubado na área e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, o belga bateu no meio do gol e o goleiro Handanovic garantiu o empate para o time esloveno ao defender a cobrança.
 
Toque dos técnicos: A escolha de Mourinho por poupar cinco titulares se mostrou um erro. Especialmente pelos desfalques ofensivos. Sem Oscar e Diego Costa (até pela má condição física de Drogba) o ataque perdeu sua capacidade de definição. Zouma na vaga de Cahill e Cech no lugar de Courtois não comprometeram.

Sporting goleia Schalke - Francisco Seco / AP - Francisco Seco / AP
Imagem: Francisco Seco / AP

No outro jogo do Grupo G, o Sporting atropelou o Schalke 04 em Lisboa: 4 a 2 com direito a gol do lateral esquerdo Jefferson (ex-Palmeiras e Náutico). Mas o grande jogador da partida foi Nani, que deu o passe para gol do brasileiro e marcou o terceiro gol da equipe portuguesa, que segue viva na luta pela classificação, com quatro pontos, um a menos que a equipe alemã.