Topo

Real segura pressão do PSG e se classifica com gol de efeito sem querer

Do UOL, em São Paulo

03/11/2015 19h38

O Real Madrid sobreviveu a uma forte pressão do PSG e garantiu a classificação para as oitavas de final da Liga dos Campeões. Nesta terça-feira (3), a equipe espanhola venceu por 1 a 0, com um gol solitário de Nacho, que substituiu o brasileiro Marcelo ainda no primeiro tempo.

A pressão sobre o Real Madrid começou ainda antes de a bola rolar. Na chegada ao estádio, o astro Cristiano Ronaldo foi cobrado pelo presidente Florentino Perez por causa de uma recente declaração que o português deu, em que deixou em aberto seu futuro no clube espanhol.

A partida ainda ficou marcada por um recorde batido pelo goleiro Keylor Navas. Com mais uma partida sem sofrer gols, ele chegou a 530 minutos invicto, se tornando o estreante com mais tempo sem buscar a bola nas redes na história da Liga dos Campeões.

Com a vitória, o Real Madrid chega aos 10 pontos e se mantém na liderança do grupo A. O PSG vem logo atrás, com sete, na segunda colocação. O grupo ainda tem Shakhtar Donetsk e Malmo empatados com três pontos.

Na próxima rodada, o Real Madrid visita o Shakhtar, no dia 25 de novembro, enquanto o PSG vai até a Suécia encarar o Malmö, no mesmo dia.

O jogo

Com a bola rolando, o time merengue demorou a encaixar na partida. Na primeira metade da etapa inicial, o domínio da posse de bola foi toda do PSG, que quase abriu o placar com Ibrahimovic, aos 21. O sueco recebeu na entrada da área e bateu colocado no canto esquerdo de Keylor Navas. A bola passou muito perto da trave.

Mesmo com a oportunidade desperdiçada, o PSG continuou pressionando, mas foi surpreendido com um gol quase sem querer. Aos 35 minutos, Toni Kroos arriscou de fora da área, Thiago Silva desviou e a bola sobrou no lado esquerdo da grande área. Nacho tentou o cruzamento de primeira e a bola pegou um efeito estranho, parando no fundo do gol de Trapp, que havia saído de maneira equivocada.

O gol de Nacho aconteceu apenas dois minutos depois que ele entrou em campo. O defensor espanhol substituiu Marcelo, que deixou o gramado com dores musculares. Antes disso, o PSG já havia tido uma baixa: Verratti sentiu o tornozelo esquerdo e precisou ser substituído por Rabiot, aos 17 minutos.

Depois do gol sofrido, o PSG iniciou uma pressão ainda maior sobre o Real Madrid, que mesmo assim conseguiu se salvar. Em um espaço de 12 minutos, o clube francês teve três grandes chances de empatar o jogo, mas não conseguiu. Na primeira, Rabiot acertou a trave. Depois, Maxwell cruzou e nem nem Cavani nem Ibrahimovic conseguiu empurrar a bola para dentro do gol. Nos acréscimos da primeira etapa, Di María ainda deixou Cavani na cara do gol, mas o uruguaio se atrapalhou e acabou chutando fraco.

Se o primeiro tempo foi cheio de ação e pressão do PSG, o segundo não teve o mesmo ritmo. O Real Madrid conseguiu acertar a marcação, ponto fraco da primeira etapa, e conteve o ímpeto francês.

As melhores chances do segundo tempo saíram do pé de Di María. Aos 33 minutos, ele quase fez um gol olímpico. O argentino bateu escanteio fechado e por pouco não surpreendeu Keylor Navas. O placar, no entanto, não foi alterado até o final da partida. Aos 43 minutos, ele teve a chance de marcar em falta frontal, mas acabou acertando o travessão.