Topo

Neymar supera Ronaldo e Adriano, e Barcelona se aproxima de vaga na Liga

Do UOL, em São Paulo

04/11/2015 19h01

O Barcelona deu um grande passo rumo às oitavas de final da Liga dos Campeões nesta quarta-feira ao derrotar o BATE Borisov por 3 a 0 no Camp Nou. Os gols do time catalão foram marcados por Neymar (dois) e Luis Suárez.

A dupla, com a ausência de Messi, foi o grande destaque da partida válida pela quarta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O brasileiro, que deu a assistência para o uruguaio, ainda chegou à marca de 16 gols na história da competição, superando Ronaldo e Adriano.
 
O jogador, agora, ocupa a oitava posição entre os artilheiros brasileiros, ao lado de Hulk e Romário -- o ex-atacante tem exatamente a mesma média de Neymar: 0,62 (16 gols em 26 partidas).
 
Com o resultado, o Barcelona chegou aos dez pontos no Grupo E da Liga dos Campeões, após a disputa de quatro partidas. O time não se garantiu na próxima fase devido à vitória da Roma sobre o Bayer Leverusen por 3 a 2.
 
A equipe italiana soma cinco pontos, contra quatro da alemã. O BATE é o quarto colocado, com apenas três pontos. Na próxima rodada, o time catalão enfrenta a Roma, novamente no Camp Nou. Já o BATE recebe o Bayer em casa.
 

O jogo

 
O Barcelona quase abriu o placar aos três minutos. Após passe de Neymar, Suárez matou no peito, saiu na cara do gol, mas errou na finalização. O craque brasileiro teve a sua chance aos 14, depois de receber na frente e ver o goleiro Chernik sair do gol para ficar com a bola.
 
O BATE respondeu pouco depois, em cobrança de falta na meia-lua. Ter Stegen, no entanto, conseguiu fazer a defesa. Aos 28, Munir recebeu passe pelo alto de Neymar, que jogou uma faixa preta na cabeça, e obrigou o goleiro a espalmar a bola.
 
Na sequência, o Barcelona abriu o placar, com Neymar, de pênalti, após Munir ser derrubado na área. O brasileiro tomou pouco distância, deslocou o goleiro do BATE e marcou seu primeiro gol na Liga dos Campeões.
 
No segundo tempo, o Barcelona manteve a mesma postura ofensiva e quase conseguiu ampliar aos cinco minutos. No lance, Neymar fez ótima jogada e serviu Iniesta, que bateu colocado. Chernik, mais uma vez, fez a defesa.
 
Aos 15, o Barça marcou o segundo gol. Neymar tocou para Suárez na área e viu o companheiro driblar o marcador e tocar de bico para a rede. O brasileiro teve a chance de marcar novamente alguns minutos depois ao concluir de perna esquerda, cruzado. Chernik se esticou e espalmou para escanteio.
 
Suárez ainda acertou a trave aos 23, em finalização na pequena área. Aos 39 minutos, Neymar marcou o terceiro do Barcelona, em mais uma tabela com Suárez. O brasileiro, no lance, só teve o trabalho de tocar para o gol vazio depois de o uruguaio deixá-lo na cara do gol.
 

Destaques

 
Bandeira da Catalunha: mais uma vez os torcedores do Barcelona levaram bandeiras da Catalunha ao Camp Nou. Após a Uefa suspender duas multas ao clube, os espectadores estenderam um bandeirão com a palavra "Respecte", uma alusão à campanha da entidade contra o racismo, intitulada de Respect.
 
Messi, o retorno: o camisa 10 do Barcelona ainda se recupera de contusão no joelho esquerdo e deve voltar ao time catalão no fim de novembro. Dessa forma, o jogador argentino tem grandes chances de entrar em campo contra Bayer Leverkusen, na sexta rodada da fase de grupos (o jogo está marcado para o dia 9 de dezembro).
 
Neymar, 16 gols na Liga dos Campeões: o atacante brasileiro conseguiu, enfim, marcar na competição (ele havia passado em branco nos três primeiros jogos). Com o gol, Neymar chegou à marca de 16 gols no torneio, em 26 jogos, superando Ronaldo, Adriano e Roberto Carlos na lista de artilheiros brasileiros na competição.
 
O atacante do Barcelona, além disso, conseguiu encerrar um pequeno jejum na Liga dos Campeões ao marcar depois de três partidas em branco. Neymar disputa o torneio pela terceira vez. Na temporada 2013-14, ele fez quatro gols em dez partidas. Na edição passada, foram dez gols em 12 confrontos.
 
Os maiores artilheiros brasileiros na Liga dos Campeões
 
1° - Kaká - 30 gols (86 jogos) - 0,35 gol por jogo
 
2° - Rivaldo - 27 gols (73 jogos) - 0,37 gol por jogo
 
3° - Jardel - 25 gols (46 jogos) - 0,54 gol por jogo
 
4° - Élber - 24 gols (69 jogos) - 0,35 gol por jogo
 
5° - Luiz Adriano - 20 gols (41 jogos) - 0,49 gol por jogo
 
6° - Ronaldinho Gaúcho - 18 gols (47 jogos) - 0,38 gol por jogo
 
6° - Juninho Pernambucano - 18 gols (58 jogos) - 0,31 gol por jogo
 
8° - Romário - 16 gols (26 jogos) - 0,62 gol por jogo
 
8° - Neymar - 16 gols (26 jogos) - 0,62 gol por jogo
 
8º - Hulk - 16 gols (45 jogos) - 0,35 gol por jogo
 
10º  - Roberto Carlos - 15 gols (120 jogos) - 0,13 gol por jogo
 
12° - Adriano - 14 gols (27 jogos) - 0,52 gol por jogo
 
12° - Ronaldo - 14 gols (40 jogos) - 0,35 gol por jogo