Topo

Willian marca de falta e alivia a vida de Mourinho e do Chelsea

Do UOL, em São Paulo

04/11/2015 19h36

Se a fase não está boa no Campeonato Inglês e na Liga dos Campeões, nada como um pouco de sorte e competência para mudar as coisas. Jogando em Stanford Bridge, o Chelsea pressionou o Dínamo de Kiev, mas não conseguia abrir o placar.

Todavia, um brasileiro estava em noite iluminada: Willian, que fez o cruzamento que resultou no primeiro gol, acertou cobrança de falta e marcou o gol da vitória do Chelsea por 2 a 1. Com o triunfo, a equipe volta a ter chances de se classificar para a próxima fase da Liga dos Campeões, pois uma derrota poderia significar o fim do sonho do bicampeonato. Com sete pontos, os ingleses ultrapassaram os ucranianos na classificação e ficaram na segunda colocação, com sete pontos. 

A partida começou truncada, com ambas as equipes marcando forte no meio-campo. Aos 33 minutos do primeiro tempo, Willian tentou realizar cruzamento da direita, mas antes que a bola chegasse a Diego Costa, Dragovic tentou interceptar e acabou mandando para a própria rede, abrindo o placar para o Chelsea.

A 10 minutos do fim, o maior temor de Mourinho se concretizou. Dragovic, que tinha feito o gol que ia garantindo a vitória do Chelsea, aproveitou falha da equipe inglesa após cobrança de escanteio e empatou a partida. Porém, o principal jogador do Chelsea nas últimas semanas voltou a aparecer: Willian acertou linda cobrança de falta e voltou a colocar o Chelsea à frente no placar, para alívio de Mourinho, que sofre forte pressão no comando da equipe. O gol ainda fez o brasileiro atingir a marca de três gols em cobranças de falta, feito que não era realizado desde a temporada 2009/2010, quando Cristiano Ronaldo realizou o feito. 

Roma x Bayer Leverkusen - Grupo E

A Roma, ciente de que uma vitória poderia garantir a segunda colocação do grupo e fazê-la ficar mais próxima do Barcelona, que venceu seu confronto com o Bate Borisov por 3 a 0, começou pressionando o Bayer Leverkusen no Estádio Olímpico. E o esforço foi recompensado: a vitória por 3 a 2 veio no final da partida após Pjanic acertar cobrança de pênalti.

Com apenas dois minutos de jogo, Salah, que teve passagem apagada pelo Chelsea, aproveitou bom passe em profundidade e abriu o placar. O atacante Dzeko, contratado nesta temporada junto ao Manchester City para substituir o ídolo Francesco Totti, ampliou o placar.

Na volta do intervalo, o Bayer voltou ligado para tentar diminuir o prejuízo. Mehmedi recebeu bom passe dentro da área e diminuiu o placar. Após o tento, a Roma sentiu o baque e se acuou no campo defensivo. Não tardou até que Bellarabi encontrasse Chicharito livre dentro da área e o mexicano empatasse a partida.

No final da partida, Toprak cometeu pênalti em confusão dentro da área. Pjanic foi pra cobrança e bateu forte, rasteiro, no canto direito de Leno, sem chance de defesa, colocando a Roma à frente no placar novamente. 

Olympiacos x Dínamo de Zagreb - grupo F

O Dínamo de Zagreb começou aprontando contra o Olympiacos na Grécia. Precisando de uma vitória para continuar sonhando com a classificação, a equipe croata abriu o placar com Hodzic aos 21 minutos do primeiro tempo.

Porém, Pardo, que havia entrado na segunda etapa, marcou duas vezes e garantiu a vitória dos gregos, que ocupam a segunda colocação do grupo com nove pontos, mesma pontuação do líder Bayern de Munique, que venceu o Arsenal nesta quarta (04), e praticamente encaminharam a classificação. 

Maccabi Tel Aviv x Porto - grupo G

O Porto segue fazendo boa campanha na Liga dos Campeões. Com a má fase do Chelsea, a equipe portuguesa vai liderando o grupo G com 12 pontos em quatro jogos. O responsável por abrir o placar foi o espanhol Tello, que aproveitou bom passe de André.

Já na segunda etapa, André precisou de apenas cinco minutos para ampliar o placar para o Porto. Miguel Layun marcou o terceiro gol português após boa jogada de Tello, o melhor jogador do Porto na partida desta quarta-feira (04). O Macabbi chegou a descontar o placar com Zahavi, de pênalti, mas não conseguiu reagir e a partida acabou 3 a 1 para os visitantes. 

Gent x Valencia - grupo H

Jogando em casa, o Gent tomou a iniciativa de pressionar o Valencia, que apostava nos contra-ataques para tentar abrir o placar. Porém, o primeiro gol saiu apenas no segundo tempo com Kums, que tirou o grito da garganta dos torcedores locais e garantiu a vitória por 1 a 0. Com isso, ambas as equipes ainda podem sonhar com a classificação, já que os espanhóis ocupam a segunda colocação com seis pontos, dois a mais que os belgas.

Lyon x Zenit

O Zenit segue mostrando o bom futebol que o colocou na liderança do grupo H com 12 pontos em quatro jogos. Atuando em Lyon, os russos não tomaram conhecimento dos donos da casa e saíram na frente no placar. Hulk, que tem brilhado na Liga dos Campeões, deu assistência para Dzyuba abrir o placar.

Já na segunda etapa, a parceria entre Hulk e Dzyuba voltou a funcionar. O brasileiro mostrou seu lado garçom e serviu o russo, que superou Lopes, decretando a vitória por 2 a 0 do Zenit.