Topo

Ibrahimovic volta para casa e ajuda a classificar PSG na Liga dos Campeões

Do UOL, em São Paulo

25/11/2015 19h34

Zlatan Ibrahimovic voltou para casa e saiu de lá com a classificação do PSG garantida para a próxima fase da Liga dos Campeões. Oriundo das categorias de base do Malmö, o atacante enfrentou sua ex-equipe, na Suécia, e deixou sua marca na vitória por 5 a 0, nesta quarta-feira (25), no estádio Swedbank. Rabiot, Di María, duas vezes, e Lucas marcaram os outros gols.

Antes mesmo de a partida, a cidade de Malmö já estava em festa pelo retorno de Ibrahimovic. Em forma de comemoração, a primeira letra do nome do atacante foi projetada no mais alto prédio do país, o Turning Torso. Além disso, os ingressos para acompanhar o jogo entre PSG e Malmö chegaram a custar R$ 8 mil no mercado negro.

Depois da partida, Ibra falou sobre a emoção de voltar a Malmö. "Vivi um sonho essa noite, voltando aqui. E o ponto alto foi marcar um gol. Estou muito feliz. Desde o começo, há um grande relacionamento entre os torcedores do Malmö e eu".

"(O gol) Foi a cereja do bolo. Eu tive arrepios. Senti como se estivesse em casa novamente. Passei por muita coisa, e agora isso. Esse é um grande momento para mim, minha família e todo mundo que me apoia", completou.

A partida também foi a primeira do PSG com a frase “Je Suis Paris” (Eu sou Paris) no lugar do patrocínio da camisa. A ação é uma homenagem aos 129 mortos do atentado terrorista contra Paris, no dia 13 de novembro. A equipe francesa usará esse modelo também contra o Troyes, pelo Campeonato Francês.

Com a vitória, o PSG se classifica para as oitavas de final da Liga dos Campeões. O time francês está com 10 pontos e não pode mais ser ultrapassado por Shakhtar Donetsk e Malmö, ambos com três pontos. A primeira colocação, no entanto, não será mais possível de conquistar, já que o Real Madrid está com 13 pontos e leva vantagem no confronto direto.

O PSG fecha sua participação na fase de grupos contra o Shakhtar Donestk, em casa, no dia 8 de dezembro. Na mesma data, o Malmö visita o Real Madrid, ainda sonhando com a terceira colocação, que dá vaga para a Liga Europa.

O jogo

O PSG decidiu rápido a partida. Logo aos 3 minutos do primeiro, Van der Wiel cruzou e Rabiot invadiu a área para cabecear e deslocar o goleiro Wiland, abrindo o placar. O segundo gol também saiu de um cruzamento, aos 14. Maxwell mandou rasteiro e Di María chutou no contrapé do arqueiro adversário.

Com a vantagem no placar, o PSG diminuiu o ritmo e viu o Malmö chegar perigosamente mais de uma vez durante o primeiro tempo. Na melhor chance, aos 22, Berget recebeu na intermediária, desconcertou Van der Wiel e tentou deslocar Trapp, mas o goleiro conseguiu impedir o primeiro gol sueco.

Se o primeiro tempo terminou com pressão do Malmö, o segundo começou com o PSG praticamente garantindo a vitória. E Ibrahimovic não poderia ir embora de casa sem deixar sua marca. Logo aos 4 minutos, o time sueco se atrapalhou na saída de bola e Matuidi achou Ibra na esquerda. O atacante invadiu a área e chutou forte para o gol. Wiland ainda desviou a bola, mas não o suficiente para evitar o gol.

Na festa de Ibrahimovic, o inspirado era Ángel Di María. O argentino balançou as redes pela segunda vez aos 22 minutos do segundo tempo. Depois de começar a jogada, o meia aproveitou cruzamento de Matuidi e mandou de cabeça para o fundo do gol de Wiland.

Criticado pelo ex-jogador Crhistophe Dugarry e pela revista “France Football”, Lucas entrou em campo aos 23 minutos e deixou sua marca menos de 15 minutos depois. Depois de fazer bela jogada e passar por dois, o brasileiro foi derrubado na entrada da área. O camisa 7 cobrou a falta com perfeição, sem chances para o goleiro Wilanda. 5 a 0 para o PSG.

Dono da festa, Ibrahimovic foi substituído aos 39 minutos e deixou o gramado aplaudido de pé por todo o estádio. Ele deu lugar a Augustin.

Mesmo com cinco gols de desvantagem no placar, a torcida do Malmö seguia cantando e empurrando a equipe no estádio Swedbank. Apesar disso, o time sueco não teve forças para nem sequer marcar o gol de honra.