Topo

Com dois gols de zagueiros, Coritiba bate Corinthians-PR, mas não convence

Jogadores do Coritiba comemoram gol o primeiro gol da vitória sobre o Corinthians - Divulgação/Coritiba
Jogadores do Coritiba comemoram gol o primeiro gol da vitória sobre o Corinthians Imagem: Divulgação/Coritiba

Do UOL Esporte, em Curitiba

04/03/2012 17h55

Dois gols de cabeça, marcados pelos zagueiros Pereira e Emerson, garantiram a vitória do Coritiba por 2 a 1 sobre o Corinthians-PR, neste domingo, no Ecoestádio Janguito Malucelli. O triunfo garantiu mais três pontos ao Coxa, que se mantém invicto no Paranaense há dois anos, mas o time novamente não convenceu, sendo dominado no segundo tempo. 

Com o resultado, o time coxa-branca atingiu a marca de 46 jogos sem derrotas em Paranaenses e terminou a segunda rodada do returno na vice-liderança, com seis pontos, junto com Londrina, que lidera, e Arapongas o terceiro.

O Coritiba volta a jogar no próximo domingo, às 15h50, diante do Iraty, fora de casa. O Corinthians-PR completou oito jogos sem vencer no campeonato e caiu para a oitava posição, com 1 ponto ganho no returno. 

O jogo

Mesmo jogando em casa, o Corinthians-PR mostrou desde os primeiros minutos que iria se arriscar pouco, limitando-se a esperar o Coritiba em seu campo. O Coxa, assim, tinha mais volume de jogo, mas criava pouco.

Até aos 36 minutos, quando fez o gol, o time coxa-branca não havia chutado nenhuma bola a gol. Os únicos lances de perigo aconteceram em duas cabeçadas: uma de Emerson, aos 10 minutos, e outra de Pereira, aos 17 minutos.

Sem conseguir penetrar em jogadas trabalhadas, o gol só poderia ter origem em uma bola parada. Aos 36, Tcheco cobrou falta da direita na cabeça de Pereira, que subiu com estilo e abriu o placar. 

A jogada aérea passou a funcionar  e o segundo gol saiu aos 41 minutos, novamente da cabeça de um zagueiro. Após a cobrança de um escanteio, a zaga cortou e Lincoln colocou novamente na área, para Emerson se antecipar à zaga e cabecear sem defesa. 

O Corinthians-PR, porém, reagiu e diminuiu aos aos 44 minutos, com Bruno Batata. O atacante foi lançado, ganhou de Emérson, passou pelo goleiro Vanderlei e fez um bonito gol.

O Coritiba buscou o ataque no início do segundo tempo e quase ampliou com Marcel, que dominou, girou sobre Flávio e mandou uma bomba no travessão. 

Com as saídas de William e Tcheco, por contusão, o Coritiba se desarticulou e o Corinthians tomou conta do meio-de-campo, passando a pressionar. O Coxa não conseguia tirar a bola de seu campo de defesa. 

O time da casa atacava, mas criava poucas chances claras de gol. Atrapalhado, o Coxa tinha dificuldades para sair de sua defesa. Aos 40 minutos, Emerson Santos bobeou e Bruno Batata escapou sozinho. Pereira pegou primeiro a bola e depois o jogador do Corinthians, que pediu pênalti, mas o árbitro não marcou. 

Com muita dificuldade, o Coxa conseguiu segurar a pressão final do Corinthians e manteve sua invencibilidade no campeonato. 

CORINTHIANS-PR 1 X 2 CORITIBA

Data: 01/03/2012 (quarta-feira)

Local: Estádio Janguito Malucelli, em Curitiba-PR
Árbitro: Leonardo Sígari Zanon
Assistentes: José Carlos Dias Passos e Rafael Trombeta
Público: 113 pagantes
Renda:
Cartões amarelos:
Bruno Batata (Corinthians-PR)
Gols: Pereira, aos 36, Emerson aos 41min e Bruno Batata, aos 44min do primeiro tempo

Corinthians-PR
Vilar;  Gustavo, Flávio (Wellington), Alex Fraga, André Luiz (Erick);  Javier Mendez, Rodrigo Menezes, Safira (Vitor) e Digão; Andrezinho e Bruno Batata.
Técnico: Leandro Niuehues

Coritiba
Vanderlei; Jackson, Pereira, Emerson e Lucas Mendes (Eltinho); Willian (Júnior Urso), Tcheco (Emerson Santos), Gil, Lincoln e Everton Ribeiro; Marcel 
Técnico: Marcelo Oliveira